Essa é segunda vez que a prefeitura oferece apoio à companhia para o abastecimento da população
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, tem acompanhado, desde o último sábado (16), os trabalhos que estão sendo realizados pela Companhia de Saneamento do Paraná, juntamente com equipes da Petrobras e de órgãos do Governo do Estado, inicialmente para conter o vazamento de combustível de oleoduto que acabou atingindo propriedades localizadas na região de Cotia, em São José dos Pinhais, e consequentemente, atingindo também afluentes do Rio Despique, que abastece a cidade.
Fazenda Rio Grande já vem sendo atingida, como as demais cidades do Paraná, com problemas no abastecimento enfrentando rodízio de fornecimento de água. Esse abastecimento que já era deficitário ficou ainda mais comprometido, pois a captação de água do Rio Despique foi suspensa no final de semana, impactando cerca de 80 mil pessoas, e passando a atender apenas 30% do total da residências da cidade.
Durante o início da semana, após análises técnicas, a Sanepar voltou a fornecer água do Rio Despique, mas acabou sendo detectado que o produto em algumas regiões, estava chegando com odor de combustível, e assim o fornecimento foi novamente interrompido.
Na manhã de quarta-feira, 20/05, ao retornar ao local da contaminação, o prefeito sugeriu uma medida paleativa para o fornecimento de água, mesmo que em rodízio ampliado, para atender moradores que estão há dias sem abastecimento.
Marcio solicitou que a Petrobras autorize a contratação de caminhões pipa, que farão a coleta de água nas cavas e depositarão essa água na estação de tratamento, e consequentemente liberadas na rede da companhia.
Em relação à possível contaminação da rede de abastecimento, a Sanepar realizou o esvaziamento total do reservatório e a limpeza toda da rede.
No final da tarde do dia 20, o prefeito participou de uma nova reunião com todas as equipes envolvidas na operação de descontaminação da área para a retomada do abastecimento de água pelo Rio Despique, onde comentou: “A Petrobras e a Sanepar vão realizar testes ainda mais qualificados para avaliar a qualidade e os padrões da água do Rio Despique.
Paralelamente, se a contratação de caminhões for autorizada pela empresa, a prefeitura irá participar da coordenação da operação da coleta de água nas cavas. “Já determinei para nossa equipe de obras que realize a preparação do local, melhorando e ampliando o acesso dos caminhões na Estação de Tratamento e também, na coordenação dos deslocamentos destes caminhões, através da Faztrans. Será uma grande operação para atender nossa comunidade e dentro de 48h deveremos ter os testes finais realizados, que poderão dar garantias da qualidade da água do Rio Despique, para assim novamente ser servida para nossa comunidade”, disse Wozniack .
Essa é segunda vez que a prefeitura oferece apoio à companhia para o abastecimento da população. A primeira foi com a coleta de água das cavas para suprir parte da demanda, e hoje, com a participação direta do chefe do Executivo nas ações, tanto no sentido de criar condições de tráfego para o caminhões, bem como no acompanhamento e monitoramento da distribuição de água potável para a população, através de caminhões pipas, que está acontecendo em alguns bairros da cidade, com a supervisão da Guarda Municipal.