Durante o encontro virtual, prefeitos manifestaram suas principais preocupações com relação ao coronavírus em seus municípios
O presidente da Comec, Gilson Santos, participou, na tarde de sexta-feira (15), ao lado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, e do secretário da Saúde, Beto Preto, de uma vídeo conferência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), com o objetivo de alinhar ações para o enfrentamento do coronavírus na Região.
Conferência
Durante o encontro virtual, prefeitos manifestaram suas principais preocupações com relação ao coronavírus em seus municípios e puderam compartilhar também iniciativas consideradas exitosas, que poderiam ser replicadas nos municípios vizinhos.
Um dos exemplos, foi o lockdown parcial determinado pelo prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, em três regiões do seu município. “Este foi o primeiro lockdown do Paraná, o que pareceu um pouco radical. Mas agimos de forma rápida e consciente para evitar uma contaminação ainda maior na região e tivemos um retorno muito positivo da população, compreendendo essa necessidade”. Campina Grande do Sul possui cerca de 43 mil habitantes e registrou 12 casos de coronavírus com três mortes. O lockdown foi realizado nas localidades de Barragem do Capivari, Ribeirão Grande e Jaguatirica.
Outro assunto importante debatido durante o encontro foi a operação do Transporte Coletivo Metropolitano, tema considerado prioritário também pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Sobre o assunto, o presidente da Comec, Gilson Santos, apresentou as ações que tem sido realizadas nos município e garantiu que a Comec tem acompanhado a demanda e realizado os ajustes sempre que necessário.
“Temos feito ajustes em tabelas de horários diariamente. Além das diversas ações de higienização, orientação, informação, entre outras. Mas precisamos ser realistas, a população precisa mudar hábitos, horários, e utilizar o transporte coletivo em horários alternativos. Caso contrário não tem como evitarmos a aglomeração”.
O grupo também relatou a necessidade de adotar medidas integradas, visto que os municípios são muito próximos e com fluxo de pessoas muito grande. “Não adianta realizar uma ação mais incisiva em um município e o outro do lado não. Precisamos que as decisões sejam tomadas como um todo para que sejam efetivas”, destacou a prefeita de Colombo, Bath Pavin.
Durante sua fala, o secretário da Saúde, Beto Preto, manifestou preocupação com a atual pandemia e alertou aos municípios que ainda não é hora de relaxar nas medidas de prevenção. “Tudo que fizermos nesse momento terá impacto daqui 15 dias. E infelizmente ainda não vencemos o vírus, apesar de estarmos com os números controlados, o que passa uma falsa ideia de estabilidade. Precisamos ser responsáveis, cautelosos e mantermos as ações tomadas até aqui, principalmente no que diz respeito ao isolamento social”, destacou.
Recursos
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, ressaltou que “as ações da secretaria não foram contingenciadas. Recursos estão sendo repassados na íntegra aos municípios e a secretaria esta atenta, tomando as ações necessárias para este enfrentamento”.
O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec, Márcio Wosniack, avaliou como importante o encontro e pediu que exista uma “avaliação contínua dos municípios com ações lideradas pelo governo estadual”.