O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PDT), considera acertada a medida da Prefeita Marli Paulino (PDT) de autorizar manter os serviços essenciais em funcionamento e também retornar às atividades privadas consideradas não-essenciais, a partir de 13 de abril, mediante o Decreto 316/2020, de 9 de abril. “A decisão tem o objetivo de promover um ajuste ao quadro atual da pandemia no município, que conta com poucos casos notificados, ao mesmo tempo em que propicia ao comércio um respiro em sua atividade econômica. Os estabelecimentos deverão voltar a funcionar em horário restringido, das 10 h às 16 h. E estes devem adotar diretrizes sanitárias estabelecidas, sob pena de interdição preventiva. A decisão é pautada nos dados do Boletim Epidemiológico do Mistério da Saúde, expedido no dia 6”, observa.
Interdição preventiva
Entre as decisões do decreto, constam requisitos a cumprir para que os estabelecimentos voltem a funcionar ao público. Os serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, confeitarias, pastelarias, e estabelecimentos congêneres, também poderão atender ao público, a partir de 13 de abril, com a obrigatoriedade de atender os requisitos mencionados no documento, sob pena de interdição preventiva. Entre as exigências está permitir lotação de no máximo 50% da capacidade do local, reduzir o número de mesas e manter distanciamento mínimo de 3 metros entre cada mesa, suspender a utilização do sistema de buffet (self service), adotando práticas que impeçam os clientes de se servir. “Acredito que com prudência e os devidos protocolos sanitários, tais estabelecimentos podem voltar a funcionar. Cabe, também, contar com a colaboração da comunidade, para que tais regras sejam cumpridas por todos, mantendo o distanciamento físico recomendado de 1,5 metro entre as pessoas, o uso de álcool gel e de máscaras faciais. Continuamos recomendando o isolamento social, em casa, principalmente aos grupos de risco. A expectativa é que a população faça a sua parte, evitando a disseminação do contágio, que pode aumentar de forma descontrolada se não houver medidas preventivas”, afirma.
Atividades suspensas
Fica mantida a suspensão de funcionamento dos seguintes estabelecimentos e ramos de atividades: bares; academias; tabacarias; boates e casas noturnas; casas e salões de eventos; – clubes recreativos e de associações; quadras esportivas; autoescolas.
Vereador Carlinhos do Eliza defende empréstimo realizado pela prefeitura para obras de infraestrutura
O Vereador Carlinhos do Eliza (PSB) ressalta a importância da liberação do crédito no valor de R$ 20 milhões junto à agência Fomento Paraná à Prefeitura. A Câmara Municipal de Pinhais aprovou a autorização do empréstimo em segunda discussão, na quarta-feira (08).
O montante será destinado a uma série de obras de infraestrutura como, calçadas, ciclovias, drenagem e pavimentação. “São obras necessárias, apesar das críticas. Pinhais encontra-se em grande necessidade de obras de calçadas, além de trocas de anti-pó, e há vias com valetas a céu aberto. Estamos em situação precária em relação a calçadas. Esse dinheiro ainda nem foi liberado, deverá chegar gradualmente, conforme seja necessário para execução das etapas das obras. Parte dele nem chegará esse ano, será para o ano que vem. É muita polêmica sem sentido. No ano passado, a Casa aprovou empréstimo sem questionamentos. Ninguém viu problemas em emprestar dinheiro para obras”, defende.
O parlamentar acrescenta que não se justifica dizer que este não é o momento de fazer empréstimo para infraestrutura uma vez que há a emergência da pandemia e que seria necessário investir somente no combate à Covid-19. “O empréstimo já vinha sendo buscado desde o ano passado. Não poderia ser usado para a saúde. Só foi liberado agora após os trâmites burocráticos. Não é uma decisão do momento. Além do mais, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas para o enfrentamento da pandemia, a exemplo da contratação de mais profissionais, e da disponibilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) a todos os servidores municipais. Também disponibiliza um canal de comunicação por telefone para atender e orientar os infectados, antes que necessitem procurar a UPA, evitando superlotação. A saúde tem recebido grande atenção, sim, inclusive no enfrentamento da pandemia. Mais profissionais estão chegando, somando dez equipes de enfermeiros, de técnicos em enfermagem, de médicos da família. Daqui a alguns meses, a pandemia irá perder força e vamos deixar de investir em outras áreas da gestão?”, questiona.
Carlinhos reforça que investimentos em infraestrutura também trazem reflexos à saúde pública de forma preventiva. “Há duas vias ainda com valetas a céu aberto, atraindo ratos, mau cheiro, acarretando riscos de contaminações diversas à população, como a Dengue. Quando se investe em ciclovias, calçadas, quando se fecha uma valeta, quando se faz dragagem dos rios, evitando enchentes, é também cuidar da saúde e bem-estar da população. Votei e votaria de novo a favor de empréstimos para infraestrutura, obras que são tão importantes quanto a área de saúde”, reforça.