CRAS leva proteção social à população de baixa renda de Fazenda Rio Grande

CRAS leva proteção social à população de baixa renda de Fazenda Rio Grande

fazenda01

 

A assistência social tem sido uma das áreas priorizadas na gestão do prefeito Marcio Wozniack

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem sido um dos serviços mais acessados pela população de baixa renda em Fazenda Rio Grande. Por causa da crise provocada pelo coronavírus, no começo de março, alguns atendimentos e serviços passaram a ser agendados. Desde o ano passado foram atendidas mais de 65 mil pessoas nos três CRAS’s: Iguaçu, Gralha Azul e Eucaliptos.

O CRAS é considerado, dentro da política de assistência social, a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica, cujo caráter é preventivo, protetivo e proativo.

Mesmo sendo uma das ferramentas mais importantes da área social, houve a necessidade de se fazer alterações em seus atendimentos à comunidade, mesmo que temporariamente.

Segundo o secretário de Assistência Social, José Roberto Zanchi, os serviços permanecem ativos, mesmo com algumas modificações.

“Como integrantes também da linha de frente no combate à epidemia do coronavírus, os serviços da Assistência Social estão com os seus serviços ativos, e os CRAS’s estão todos abertos, mas com atendimentos através de agendamento para evitar aglomerações.

Zanchi ressalta que os benefícios eventuais – previstos na Lei 971/2013 – continuam sendo atendidos.

“Neste momento estamos priorizando o atendimento para às pessoas que procuram por benefício eventual como: auxílio alimentação, água, luz, gás e aluguel social”, comentou.

A assistência social tem sido uma das áreas priorizadas na gestão do prefeito Marcio Wozniack. Os serviços têm sido fortalecidos com a implantação de atendimentos e ferramentas que possibilitem melhor qualidade de vida aos segmentos mais vulneráveis da população.

As mudanças provocadas nos atendimentos tiveram início em 18 de março e incluem a suspensão das atividades com usuários inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – PAEFI, bem como com os Idosos no Centro de Convivência Amigos da Melhor Idade.

Os CRAS’s, no entanto, estão em funcionamento das 8 às 17 horas, mas para evitar aglomerações e preservar a saúde dos usuários e servidores, a Secretaria de Assistência Social orientou para que alguns atendimentos fossem agendados por telefone.

O atendimento administrativo é realizado de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress