A Prefeitura de Pinhais alerta a população para uma fraude que está circulando pelo Whatsapp. Um formulário falso para recebimento de auxílio emergencial é enviado e as pessoas estão fazendo um cadastramento que não existe. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um site que simula ser o oficial do Governo Federal, mas não é.
Trata-se de um golpe, portanto, é preciso que a população esteja atenta a algumas orientações. “Os golpistas estão se aproveitando desse momento delicado pelo qual estamos passando para coletar dados das pessoas. Mas é importante salientarmos que o benefício sequer foi sancionado, portanto é falso este formulário”, explica a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte.
O Projeto de Lei que prevê o pagamento do benefício foi aprovado Câmara na última quinta-feira (26) e no Senado na última segunda-feira (30), mas ainda precisa ser sancionado pelo presidente, Jair Bolsonaro. Cumpridas estas etapas, será preciso um decreto para regulamentar o pagamento do benefício e uma medida provisória para que os recursos sejam liberados.
Depois disso, os municípios serão orientados sobre os procedimentos para o cadastramento dos usuários que terão direito ao benefício. De acordo com o projeto, serão R$ 600 mensais pagos a trabalhadores informais, desempregados e Microempreendedores Individuais. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1.200 por mês. O benefício deve durar 3 meses ou até o fim da emergência do Coronavírus no país.