por Rosa Maria
O empreendedorismo feminino é um importante instrumento de transformação social. Traduz num movimento necessário para dar força e visibilidade a diversas questões do universo feminino. Através do empreendedorismo, muitas mulheres encontram formas de se sustentar, de fazer a diferença na vida de sua família e comunidade.
Em 2018, 51% dos novos negócios criados no Brasil pertenciam a mulheres, que estão fazendo história no empreendedorismo, pois nesse cenário a mulher tem assumido um papel estratégico para o desenvolvimento de si mesma, bem como contribuído com o desenvolvimento econômico, gerando renda e criando novas perspectivas para outras mulheres, empoderando-as.
Muitas vezes, as mulheres se tornam a principal fonte de renda da família. Elas empreendem por necessidade e porque buscam também se satisfazer na vida pessoal e profissional. Além disso, empreender possibilita-lhes independência e satisfação pessoal.
Apesar do número significativo de mulheres frente a empreendimentos, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. O principal deles é o preconceito. Outra dificuldade é o acesso a créditos e também há o desafio relacionado à questão da autoconfiança.
É importante que as empreendedoras tenham noção de suas dificuldades e ajam de modo a superá-las, assumindo seu papel de liderança de forma igualitária aos homens.
Disponibilizo meu e-mail: rmjcolombo@gmail.com para sugestões de temas e comentários.