por Rosa Maria
Cada vez mais, observamos a atuação da mulher em diversos papéis sociais. E isso só foi possível porque outras mulheres lutaram muito para que houvesse emancipação.
Podemos afirmar que uma das maiores conquistas da mulher contemporânea é o “poder de escolha”, tendo em vista que ter a possibilidade de decidir ser uma dona de casa e mãe, sem que isso lhe desvalorize como mulher ou priorizar sua vida profissional sem ser condenada por isso, é um grandioso avanço, pois o que importa é que esteja feliz e realizada a partir da escolha.
A emancipação da mulher trouxe consigo muitos desafios, como conciliar vida profissional e familiar, levando a maioria das mulheres a jornadas duplas de trabalho. E pesquisas apontam que as mulheres têm enfrentado com muita determinação, sensibilidade, garra e competência todas as dificuldades e por esse perfil, têm se tornado protagonistas de suas histórias.
Portanto, há muitos motivos para comemorar, porém ainda somos o país que mais mata mulheres por violência doméstica (Feminicídio). Que essa luta não demore a ser vencida. Que o amor, o respeito e a generosidade vençam o machismo e a cultura do ódio.
Todo o meu respeito e gratidão a todas as mulheres que contribuem para um mundo melhor todos os dias.
Disponibilizo meu e-mail: rmjcolombo@gmail.com para sugestões de temas e comentários.