segunda-feira, 29 de abril de 2024
“A Prefeitura de Curitiba deu vida ao nosso colégio e à rua”, diz diretora do Instituto de Educação

“A Prefeitura de Curitiba deu vida ao nosso colégio e à rua”, diz diretora do Instituto de Educação

curitiba02

 

A fachada do quase centenário e histórico prédio do Instituto de Educação do Paraná, no Centro da cidade, está mais iluminada pela pintura nova e antipichação.

O imóvel, que pertence ao Governo do Estado, foi recuperado pelo programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, e integra a obra de transformação da Rua Voluntários da Pátria.

O Instituto é o 26º imóvel público recuperado pelo programa que está renovando prédios históricos e levando mais segurança à região central. A entrega da obra, feita pelo prefeito Rafael Greca na quinta-feira (13/2), foi celebrada com muita emoção pelos professores, diretores e alunos do colégio.

“Por tudo o que fez aqui e pela revitalização da Rua Voluntários da Pátria, a Prefeitura deu vida ao nosso colégio. Nem acreditava, mas quem precisava acreditar era o prefeito, que fez acontecer essa transformação”, disse Ana Paula Pacheco, diretora do Instituto de Educação do Paraná.

Na janela, poesia homenageia Helena Kolody

A poeta paranaense Helena Kolody (1912-2004), que morou na Voluntários da Pátria, foi homenageada numa encenação especialmente montada pela Fundação Cultural de Curitiba para a inauguração das obras. Uma atriz fez o papel da poetisa e declamou textos numa das janelas do colégio, onde Helena foi professora por 23 anos.

Um dos colégios mais antigos do Paraná, fundado em 1876 e cujo prédio atual foi construído em 1922, o Instituto teve a parte externa dos seus 5.500 metros quadrados toda recuperada pela pintura. O imóvel tem fachada para a Rua Emiliano Perneta e uma das laterais voltada para a Voluntários da Pátria.

O trabalho de pintura levou três meses. A edificação é tombada pelo Patrimônio Estadual da Cultura e classificada como Unidade de Interesse de Preservação.

“Foi pela sensibilidade do prefeito Rafael Greca que essa renovação aconteceu e vai muito além dos muros, ela se integra com a rua, com as pessoas. A escola ficou diferente e projeta a educação para fora de seus muros”, disse Márcia Murbach, pedagoga.

Atualmente são atendidos no Instituto cerca de dois mil estudantes do curso de Formação de Docente, Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental Integral.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress