Saúde do Idoso de Piraquara foi destaque no “I Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná”

Saúde do Idoso de Piraquara foi destaque no “I Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná”

piraquara01

 

Nos dias 16 e 17 de dezembro, aconteceu o “I Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde – SESA, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde/Divisão de Saúde do Idoso. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, foi um dos destaques do evento com a apresentação dos projetos para esse público no município.

O encontro intersetorial, multidisciplinar, realizado na cidade de Tijucas do Sul, foi a primeira grande discussão sobre o envelhecimento populacional no Paraná e discutiu como os municípios devem se preparar para enfrentar estrategicamente o desafio de uma sociedade em envelhecimento.

Como reconhecimento ao trabalho da Secretaria de Saúde de Piraquara, o fisioterapeuta e coordenador da Saúde do Idoso, Eduardo Denes Cesário Pereira, foi convidado para apresentar o tema: Atenção Primária à Saúde – experiências de sucesso, mostrando a implantação da “Linha de Cuidado Integral à Saúde do Idoso” no município.

Trata-se de um trabalho de aproximadamente dois anos, no qual as diretrizes do SESA foram executadas e que pode ser usado como modelo para os demais municípios paranaenses. O serviço vem sendo consolidado com os encaminhamentos realizados pela Atenção Básica para o ambulatório multiprofissional especializado da Rede do Idoso do COMESP.

Na ocasião, também foram apresentadas atividades realizadas junto às Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI do município, a importância do fortalecimento do Conselho Municipal para os Direitos da Pessoa Idosa – COMDIPI e os Mutirões de Saúde do Idoso que acontecem em Piraquara.

O evento foi direcionado para diretores das regionais de saúde do estado, representantes de outras secretarias estaduais, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI, Associação Médica do Paraná, consórcios de saúde, universidades estaduais (UEL, UEPG e UEM), entre outras entidades da sociedade civil e contou também com a presença do secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress