Os esforços da Prefeitura de Curitiba para a redução do uso do aterro sanitário com a destinação de resíduos para o coprocessamento na produção de cimento foram reconhecidos pelo Governo do Estado na terça-feira (17/12).
Em solenidade no Palácio Iguaçu, o prefeito Rafael Greca recebeu do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o certificado de Mérito Ambiental.
O município recebeu a licença ambiental para o aproveitamento energético de rejeitos da reciclagem nos fornos de cimenteiras como CDR (Combustível Derivado de Resíduo). Assim, o material deixa de ser destinado ao aterro de Fazenda Rio Grande.
“É uma ideia que ainda vamos fazer avançar para mais municípios do Estado”, disse o governador Ratinho Júnior, lembrando os esforços no sentido de acabar com os lixões que ainda existem em algumas cidades paranaenses.
Ao receber a homenagem, o Greca agradeceu ao governador e ao secretário do Desenvolvimento Sustentável por terem “entendido o coração do prefeito e o projeto criado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente”.
“A boa notícia é que na proporção que aumentamos a destinação dos rejeitos da reciclagem para os fornos de cimento, deixamos de usar o carvão vegetal”, reforçou o prefeito. “Ficamos mais próximos de adiar o fim do mundo e melhorar o ar do planeta”, completou.