Na tarde de quarta-feira, dia 11, o operador de máquinas Marlon Adriano Ferreira, 40 anos, foi à Rua da Cidadania do Boqueirão para buscar os serviços da Setran e acabou envolvido com o brilho do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.
Acompanhado da filha Alice, 3 anos, descobriu que hoje a Rua receberia o prefeito Rafael Greca e 280 crianças de escolas municipais para o auto O Sentido do Natal e ficou para acompanhar o espetáculo.
“Adorei essa ideia de as pessoas terem acesso a um espetáculo gratuito em um local de serviços, tornando as atrações do Natal acessíveis a todos”, disse Ferreira.
Ele disse que em sua casa já estão em clima das festas do final de ano. “Vivemos o Natal família, montamos o presépio e a árvore para que a Alice entenda de quem é o nascimento comemorado no próximo dia 25”, contou.
Foi justamente essa a intenção do auto apresentado, destacou o prefeito. Greca pediu aos curitibinhas e aos adultos presentes que despertem em seus corações o verdadeiro espírito das festividades do final do ano: “O Natal é o aniversário de Jesus. Vamos fazer do Natal a festa das crianças, a festa de Jesus. E nos preparar para que tenhamos um venturoso 2020”, disse o prefeito.
A peça contou a história da origem do Natal, com Maria, José, os três Reis Magos na noite do nascimento de Jesus. O espetáculo teve tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A encenação lembrou à criançada que o Natal celebra um nascimento especial e tem de ser comemorado com beleza.
O auto O Sentido do Natal integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e foi assistido por estudantes das escolas municipais Rolândia, Maria Augusta Jouve, Germano Paciornik, Paranavaí, Castro, Lapa, Francisco Derosso e Wenceslau Braz.
Música e pedidos natalinos
Após a encenação, as crianças cantaram a música “Vem que está chegando o Natal”. A estudante Julia, 8 anos, da Escola Municipal Germano Paciornik, conta que participar da festa cantando foi a parte que mais gostou da tarde na Rua da Cidadania.
“Gosto muito do Natal e de ganhar presentes. Este ano, pedi uma bicicleta. Mas a peça lembrou que mais importante que ganhar presente é dividir amor e alegrias, estar com a família”, disse a menina, acompanhada dos amigos da escola.
Diversão
As crianças também viram a apresentação de músicas natalinas executadas pela Banda Lyra Curitibana e se divertiram com as brincadeiras comandadas pelos personagens Curitibinha e Homem Aranha.
O Sentido do Natal é um espetáculo produzido pela Fundação Cultural de Curitiba. A apresentação na Regional Boqueirão encerrou a sequência de espetáculos do auto, que passou pelas nove Ruas da Cidadania de Curitiba, desde o dia 25/11. Nessa última apresentação, o prefeito homenageou os atores, entregando lembranças a cada um.