O projeto é desenvolvido em todas as escolas municipais de Pinhais e ao final do ano cerca de mil vozes se reúnem para encantar o público
Com o tema “Nossa História, Nosso Orgulho”, que marca os 15 anos da iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (Semed) realizou a Cantata Natalina de Pinhais. As crianças do Coral Música Viva proporcionaram um lindo espetáculo ao público presente, que saiu encantado com mais uma apresentação repleta de emoção e alegria, desta vez realizada no Parque Newton Freire Maia.
O projeto é desenvolvido em todas as escolas municipais de Pinhais e coordenado pela Semed, com o objetivo principal de contribuir para a formação integral dos alunos entendendo que a música é um instrumento que produz aprendizagem. Ao final do ano, o resultado de todo o trabalho é apresentado, quando cerca de mil vozes se reúnem para encantar o público.
A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, enalteceu o trabalho de todos os envolvidos e comemorou a evolução do evento. “Iniciamos as cantatas em formato mais tímido, com poucas crianças, e aos poucos foi crescendo, para hoje chegar ao que presenciamos aqui. São centenas de vozes, as famílias acompanhando, os servidores da Secretaria de Educação dedicados para deixar tudo pronto. Realmente, este é um momento único e emocionante”, destacou a prefeita.
Para a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, a equipe da Semed está de parabéns por mais este grandioso evento. “Este é sempre um momento de muita emoção. Depois de muito trabalho, chegamos ao final de ano e presenciamos estas crianças maravilhosas cantando, o que nos deixa felizes e realizadas. Hoje recebemos os pais e familiares com tapete vermelho, porque é assim que merecem ser acolhidos, por toda dedicação na educação de seus filhos”, declarou a secretária.
Presente no evento, o deputado federal Luizão Goulart afirmou que a Educação de Pinhais sempre se destaca até mesmo no cenário nacional, por iniciativas como esta. Também parabenizou os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e enfatizou a importância do projeto nas escolas. “Esses dias recebi em Brasília dois alunos da rede municipal de Pinhais, acompanhados de suas professoras, que foram receber um prêmio nacional dado pelo Ministério Público do Trabalho, o que prova que a nossa educação é exemplo para o país”, relatou.
A coordenadora da Cantata, Luciana Jungles, falou sobre a preparação para este momento. “Neste ano comemoramos 15 anos e este é um marco muito importante dentro deste projeto. Preparamos um repertório muito especial. Durante este ano teve muita dedicação, muito trabalho, muitas pessoas envolvidas, além de uma ótima estrutura. É um momento muito especial, se tratando do Natal, uma data tão importante com tantas famílias reunidas, então pra gente é uma alegria muito grande”, disse a coordenadora.
A mãe da Paola Bianca do Nascimento, aluna da Escola Municipal Poty Lazzarotto, falou sobre a sensação de acompanhar pela segunda vez a Cantata Natalina. “É muito gratificante vir aqui assistir minha filha se apresentando, a escola tem um empenho grande o ano todo com os ensaios. É muito legal chegar o final do ano e ver eles todos aqui neste espetáculo. Eu que vim de outra cidade, vejo que a Prefeitura de Pinhais e a escola que minha filha estuda se empenham muito para fazer estes projetos”, contou.
Também estiveram presentes na Cantata, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho; também os vereadores Carlinhos do Eliza e Filho; o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz; o diretor do Colégio Estadual Parque Newton Freire Maia; o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Elom Tiago; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Bento; a chefe do Núcleo de Educação Área Metropolitana Norte, Débora Zanchetini.