Quem ministra as palestras é Luciano Betiate, consultor dos direitos da criança e do adolescente, que viaja o país compartilhando suas experiências
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove, em três etapas, uma capacitação voltada aos conselheiros tutelares de Pinhais, titulares e suplentes. Quem ministra as palestras é Luciano Betiate, consultor dos direitos da criança e do adolescente, que viaja o país compartilhando suas experiências como conselheiro e demais cargos que ocupou.
O palestrante é autor de oito livros em um universo de 10 publicações brasileiras, que tratam especificamente sobre questões relacionadas ao Conselho Tutelar. Betiate é formado em Matemática e foi conselheiro tutelar na cidade de Ibiporã, no Paraná, por seis anos, e neste local também implementou o CREAS. O consultor já viajou por mais 200 cidades, de 23 estados brasileiros. “Desde que iniciei nesta área me apaixonei, e o que me estimulou a escrever sobre o tema foi a constatação da escassa bibliografia sobre a função do Conselho Tutelar”, afirma Betiate.
Num primeiro momento, os conselheiros estiveram reunidos no auditório da Semas. As temáticas abordadas foram “O Conselho Tutelar no atendimento da criança vítima de violência” e “A nova lei de crimes sexuais e o Conselho Tutelar”. Os próximos encontros estão marcados para o dia 31 de março, oportunidade em que o conteúdo se voltado ao Conselho Tutelar; e dia 28 de abril, com temáticas direcionadas à rede de atendimento na área da Assistência Social.
A secretária interina de Assistência Social, Leoni Silva, conversou com os participantes do evento e deu boas vindas ao palestrante. “Certamente teremos dias muito produtivos na companhia do Luciano, que é uma grande referência sobre o assunto no Brasil”, destacou. “A participação do Conselho Tutelar é de extrema importância para a concretização das ações referentes à criança e adolescente. Essa capacitação é um direito dos conselheiros, titulares e suplentes, e é fundamental para a atuação destes”, afirmou a secretária interina.