Pinhais disponibilizará os procedimentos até final de dezembro com agendamentos inclusive aos domingos
Em mais uma ação que visa aprimorar a oferta de serviços na área da saúde de nosso município, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início a 6ª edição do Mutirão de Saúde. Os atendimentos tiveram início no mês de outubro e seguem até o final de dezembro, para tanto o Departamento de Avaliação, Controle e Auditoria da Semsa programou a realização de 3.395 exames.
A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destaca a relevância de mais esta ação. “Sabemos que a área da saúde é sempre um grande desafio, e nós não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade para nossa população. Exemplo disso é a realização de mais este Mutirão de Saúde mesmo não sendo esta uma responsabilidade do município e sim estadual”, destacou a prefeita.
Nesta edição o foco é a disponibilização de exames de ultrassonografia para usuários que estão em fila de espera para agendamento. Segundo a diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, Samira Raduan, inicialmente os procedimentos foram realizados no município de Araucária. “Como o prestador do contrato era em outra cidade, oportunizamos aos usuários agendados o Transporte Sanitário Municipal. Entretanto, neste período continuamos a busca por oferecer os exames aqui mesmo em Pinhais”, explica Samira.
Até o dia 30 de novembro foram agendados 436 ultrassonografias de aparelho urinário e transvaginal, para Clínica Dia, em Araucária. No dia 1º de dezembro teve início uma parceria por meio de Credenciamento com a Empresa Diretiva Patrimonial, via Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), para realização de exames no Centro de Especialidades de Pinhais. No local, serão ofertados cerca de três mil exames aos usuários que ainda aguardam as ultrassonografias. “Agora otimizamos a oferta, uma vez que os exames são realizados no próprio município, sem necessidade de deslocamento”, completa Samira.
Parceria
Além dos exames realizados com recursos da Prefeitura de Pinhais, uma parceria com a Unibrasil ofertou atendimentos de psicologia no dia 26 de outubro na Unidade de Saúde da Família Weissópolis, com o agendamento de 300 usuários.
Faltas
É importante ressaltar que as pessoas que aguardam por atendimento devem comparecer às consultas, pois além de adiar ainda mais a espera, acaba prejudicando o acesso de outras pessoas ao serviço de saúde. Destas faltas algumas ocorrem por não haver mais a necessidade, mas a maioria acaba não comparecendo ou avisando no dia anterior que não irá, o que impossibilita a readequação da agenda. “É extremamente importante que as pessoas compareçam à consulta, pois ainda temos muitas abstenções. Quando alguém falta, impede que outra pessoa seja atendida”, afirma a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.