Mutirão da Limpeza realizou serviços e levou informação e conhecimento aos moradores da Vila União, em Pinhais

Mutirão da Limpeza realizou serviços e levou informação e conhecimento aos moradores da Vila União, em Pinhais

pinhais01

 

Encontro promovido na sede da associação de moradores do bairro contou com a presença de mais de 100 pessoas

O programa Mutirão da Limpeza foi promovido na última semana na Vila União, no bairro Emiliano Perneta. Além de levar os diversos serviços da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), nesta edição foi realizado um encontro para informar e orientar os moradores do bairro.

Idealizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o programa Mutirão da Limpeza executa durante alguns dias vários serviços para a população. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente trabalham em algumas ruas do bairro realizando o atendimento à população, orientando e distribuindo informativos aos munícipes. São realizados os serviços de arborização e paisagismo; poda e remoção de árvores; entrega de mudas de árvores nativas, frutíferas e de flores; recolhimento de resíduos verdes, madeiras e descartes da construção civil (recolhidos somente nos Mutirões de Limpeza); coleta de óleo de cozinha usado, plantio de árvores e ações de educação ambiental.

Na noite da sexta-feira, dia 22, mais de 100 moradores do bairro estiveram na sede da Associação de Moradores Nova Vila União para participar do Mutirão. Na oportunidade, os presentes conheceram os serviços que são disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente e como são as atividades desenvolvidas no Mutirão da Limpeza. Além disto, a equipe da Vigilância Ambiental esteve presente e abordou a questão da dengue. O encontro foi finalizado com equipe da Secretaria de Urbanismo – Departamento de Regularização Fundiária, e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) abordando a questão de alguns terrenos que serão regularizados na região e beneficiarão cerca de 70 famílias.

O presidente da Associação de Moradores Nova Vila União, Amarildo Amaral, enfatizou a grande presença de moradores que vieram participar do encontro. “A nossa comunidade sempre participa. Quando há interesse, quando o poder público entra na comunidade, todos participam, porque é interessante aos moradores resolverem as questões do dia a dia, as deficiências, para que possa ser esclarecido e ter um auxílio do poder público” afirmou. Amarildo destacou que o encontro foi positivo e agradeceu a parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo e a Cohapar.

Entre os moradores, a opinião é que a iniciativa foi benéfica. De acordo com Maria Ribeiro Máximo, moradora do bairro há mais de 20 anos, ela veio participar para se informar sobre a questão da regularização dos terrenos, mas teve a oportunidade de aprender. “Vim participar porque tenho interesse na questão da regularização do meu terreno, mas também aprendi mais sobre a questão da separação do lixo. Eu achei muito bom esta abordagem sobre os serviços que são oferecidos. Tem muitas coisas, como as questões das madeiras e galharia. Deu pra aprender bastante. Achei que a reunião foi boa porque teve a participação de muitos moradores” disse.

A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira, frisou que o encontro foi extremamente positivo, pois teve grande participação dos moradores e que nesta edição a intenção foi buscar aumentar a participação da comunidade com a realização de palestras para levar informações e orientações. “Nesta edição colocamos mais dias para a realização de serviços para que os moradores do bairro fossem todos atendidos. Por isso, estamos trazendo mais serviços e atingindo de outra forma, na questão da sensibilização ambiental, que entendemos que se faz necessário e dá bons resultados” afirmou.

pinhais02

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress