A força-tarefa de limpeza dos rios que cortam o município utilizou 5 retroescavadeiras, além de 10 caminhões com caçamba, que retiraram mais de 25 toneladas de lixo descartados irregularmente pela população
Instituído por causa da preocupação com a preservação e proteção dos recursos naturais, o ‘Dia do Rio’, lembrado no Brasil todos os anos em 24 novembro, resultou na ação “Achados & Perdidos” que chamou atenção da população que passava pelo Calçadão da Rua XV de Novembro de São José dos Pinhais, na sexta-feira (22).
A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura (Semma) despejou no endereço mais conhecido do município toneladas de resíduos retirados através de uma força-tarefa que aconteceu nos principais rios que cortam o município. É o segundo ano consecutivo da ação na cidade.
Foram mais de 25 toneladas de lixo coletados por funcionários da Semma em apenas três dias de trabalhos nos rios Avariú, Iguaçu, Itaqui, Rio Pequeno e Miringuava além do Rio Ressaca. Com o lixo nas mãos, atores que fizeram parte da ação perguntavam para quem passava: Você sabe quem jogou no rio? Encontramos e queremos devolver.
“Infelizmente não temos muito a comemorar”, comentou o secretário de Meio Ambiente do município, Ahirton Sdroiesk Junior. “Mesmo com a coleta de lixo e de resíduos recicláveis feita na porta das casas do município a população continua descartando diversos tipos de materiais nas margens e no leito dos rios mais importantes que passam pela cidade”, disse o secretário.
A ação “Achados & Perdidos” aconteceu ao longo do dia em frente a Secretaria de Cultura e do Teatro SESI na Rua XV de Novembro, e foi desenvolvida pela Semma com apoio do Departamento de Promoção e Vigilância (DPV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que trouxe o Projeto Ecoexpresso do Rio ao Rio que mostra o processo de tratamento da água realizado pela companhia.
“As equipes de limpeza da secretaria encontram de tudo nos trabalhos que sempre realizamos durante o ano”, comenta Caroline Chiquin, que coordena a Divisão de Educação Ambiental da Semma. “Retiramos fogão, sofás, camas, armários, televisores, plásticos, madeiras, entulhos que poderiam se coletados através de agendamento por telefone, mas acabam jogados nas margens de rios, nos leitos e matas ciliares comprometendo o Meio Ambiente”, continuou Caroline.
O trabalho de limpeza dos mananciais que passam pela cidade é feito pela Semma em todas as épocas do ano e a Prefeitura fornece a toda população coletas diferenciadas que retiram todos os tipos de materiais e encaminham ao destino adequado gratuitamente.
As rotas exclusivas de coleta seletiva de resíduos recicláveis criadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura através do programa municipal ‘Recicla São José’, realiza a coleta nos bairros da cidade uma por vez semana e atende a área rural do município a cada quinze dias.
Para mais informações e agendamento de serviços a Semma atende pelo telefone 3383-3065 e também no 3382-4019.