Projeto realizado em Pinhais aproxima alunos de novas unidades escolares

Projeto realizado em Pinhais aproxima alunos de novas unidades escolares

pinhais01Para preparar os alunos em fase de transição dos Centros de Educação Infantil para as Escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Pinhais promove um projeto de interação entre as unidades. Entre as ações, são desenvolvidas diversas atividades, como roda de conversa, visita às novas unidades escolares, apresentação dos projetos desenvolvidos, apresentação da rotina da unidade e conversa com os alunos que já frequentam esse novo espaço.
O “Aproxima-Ações” é uma iniciativa do Departamento de Ensino e Gerência de Educação Infantil que tem como objetivo criar estratégias para possibilitar a transição do CMEI para a escola de maneira tranquila e agradável. De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, essa ação é importante para dar confiança aos alunos. “Percebe-se que as crianças quando iniciam em uma nova unidade escolar, mesmo ainda pertencendo à educação infantil, se deparam com outra realidade, o que pode gerar dúvidas e insegurança. Pensando nisso, é importante que haja um acolhimento para que o aluno, gradativamente sinta-se seguro e preparado para frequentar este novo espaço”, comenta.
Para a diretora do CMEI Helena Kolody, Fabiane Borges Rodrigues, o projeto é importante nesse processo de adaptação da criança. “Sabemos a dificuldade enfrentada pelo aluno, ao sair da rotina do CMEI. A partir desta iniciativa, as crianças já podem começar a reconhecer o espaço, e isso faz uma diferença significativa nessa aproximação das unidades, resultando em um ambiente acolhedor e familiar para a criança”, comenta.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress