A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está com uma nova diretoria. O novo presidente, Carlos Valter Martins, tomou posse na noite de segunda-feira (28/10) e ficará pelos próximos quatro anos à frente da instituição. O prefeito Rafael Greca participou da solenidade de posse da nova diretoria.
A cerimônia aconteceu no Auditório Mário de Mari, no Campus da Indústria, no Jardim Botânico. Greca salientou a valiosa parceria da Prefeitura de Curitiba com a entidade em vários programas como o Liceu de Ofícios e os projetos de inovação do Vale do Pinhão e do Centro de Educação Profissional Dr. Celso Charuri, inaugurado em setembro, no Centro Histórico.
Greca também agradeceu ao presidente Edson Campagnolo pela cooperação e reforçou que a aliança continua com a nova diretoria.
“Desejo ao novo presidente, industrial fabricante de bombas hidráulicas, moinhos eólicos e plantas de energia solar, uma profícua gestão com um caudal de ideias, bons ventos capazes de empinar a Fiep, e a bênção da Luz dos Pinhais”, disse Greca.
O novo presidente, Carlos Valter Martins Pedro, também reforçou, em seu discurso, a continuidade da parceria com a Prefeitura.
“Fico emocionado com o apreço e amor que o prefeito Rafael Greca tem pela cidade de Curitiba e pode contar com a nossa parceria para os projetos da cidade. A Fiep é de todo o Paraná, contem conosco na defesa dos interesses do nosso Estado”, salientou Martins.
Quem é o novo presidente
Carlos Valter Martins Pedro nasceu em Maringá e começou sua jornada como industrial há mais de 30 anos, como sócio-administrador e fundador da ZM Bombas, que atua em todo o mercado nacional, América do Sul, Central e África do Sul.
Também é presidente do Sindimetal Maringá, no qual foi fundador, e foi conselheiro de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi presidente do Conselho Regional do Senai no Paraná e é vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM).
Preside a Fundação Tecnópolis de Maringá. É gestor da Incubadora Tecnológica de Maringá e foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), integra o Conselho Temático do Setor Metalmecânico do Paraná (G19) e é diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimac).
Na Fiep foi vice-presidente e coordenou os Conselhos Temáticos de Política Industrial, Inovação e Design e de Relações com o Trabalho.
Sobre a Fiep
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) trabalha para o desenvolvimento industrial sustentável, representando legalmente e defendendo os interesses dos diversos segmentos industriais nos setores público e privado.
Em conjunto com os sindicatos patronais e as instituições Sesi, Senai e IEL, estuda e avalia os cenários econômico, político e social. Desenvolvem a indústria e capacitam os empresários para os mercados nacional e internacional.
O evento de posse da nova diretoria da Fiep reuniu diversas autoridades, entre elas o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o vice-governador Darci Piana; o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o senador Flávio Arns; o secretário especial de Relacionamento Externo da Casa Civil, Abelardo Lupion; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto; o vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria, Glauco José Corte; o presidente da Fiep, gestão 2011–2019, Edson Campagnolo; os deputados federais, Luísa Canziani e Pedro Lupion; o coordenador do G7 e presidente da Ocepar, José Roberto Riken; o presidente da Federação de Agricultura do Paraná Ágide Menegheti, e o pastor Michel Piragine.