Prefeitura de Pinhais promove evento para celebrar Outubro Rosa

Prefeitura de Pinhais promove evento para celebrar Outubro Rosa

pinhais01

 

A ação, para lembrar o mês de prevenção e combate ao câncer de mama contou com palestras e lançamento de livro

O mês de outubro é marcado por diversas ações relativas à prevenção e combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa, como é conhecido, é celebrado anualmente desde os anos 90, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover ações de conscientização. O câncer de mama é o segundo que mais atinge mulheres em todo o mundo. Mas, se descoberto no início, pode ser tratado, aumentando as chances tratamento e cura.

No último dia 10 de outubro, a Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Saúde e Educação promoveram uma ação voltada a este tema. O evento realizado no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann contou com a presença da vice-prefeita Rosa Maria; da secretária de Educação, Andrea Franceschini; da secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; do coordenador da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima e do diretor de Cultura, Marcos Oliver.

A vice-prefeita Rosa Maria, lembrou a importância de campanhas de prevenção para que se tenha diagnóstico precoce. “Esta é uma doença que infelizmente vem aumentando e as mulheres precisam se cuidar. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, por isso é importante procurar a Unidade de Saúde, fazer seus exames periodicamente e ao encontrar qualquer sinal buscar por ajuda”, salientou.

Durante o evento foram realizadas duas palestras alusivas ao tema. A primeira “Prevenção e Rastreamento de Câncer de Mama”, com a enfermeira Katia Gaberz Kirschnik. E a segunda “Sororidade: a Irmandade Poderosa”, com a psicóloga Priscila Al Farah e a farmacêutica Anelise Montanhes Alcântara.

Lançamento de livro

A noite também foi marcada pelo lançamento do livro “Do outro lado do Outubro Rosa II: uma história de reconstrução”, da autora Silmara Franco.

Silmara, nascida em Ibaiti, é servidora do município desde 2009. A professora e pedagoga teve sua vida revirada por um laudo de câncer de mama, que a afastou do trabalho, mas não da escrita. Em 2018, escreveu o livro “Do outro lado do Outubro Rosa: uma história de coragem, fé e determinação”, onde conta a história do seu tratamento até o término das quimioterapias. Agora este novo livro, relata a partir da cirurgia de mastectomia, como tem sido essa reconstrução física, emocional, psíquica e espiritual.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress