Festival de Teatro de Pinhais tem mais de 45 espetáculos

Festival de Teatro de Pinhais tem mais de 45 espetáculos

pinhais11

 

Em sua 14ª edição, neste ano o evento terá 15 dias e envolve mais de 3,5 mil pessoas

A noite da sexta-feira, dia 11, marcou a abertura do 14º Festival de Teatro de Pinhais, em cerimônia que aconteceu no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Ao todo serão 47 espetáculos de 40 grupos diferentes. Além de Pinhais, o evento terá apresentações de companhias vindas de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Ibiporã, Piraquara, São José dos Pinhais, São Paulo e São Roque (SP).

Neste ano, o evento tem 15 dias, com peças sendo encenadas até sexta-feira (25 de outubro) no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann (Rua 22 de Abril, 305) e também no Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais – Ceart (Avenida Ayrton Senna da Silva, 2.842) nas categorias: Estudantil, Amador, Profissional, Grupos Universitários e Cenas Breves (mostra que não tem concorrências). A premiação acontecerá no sábado, dia 9 de novembro, às 16h, no Centro Cultural, e terá premiação em dinheiro e troféus. Além da mostra, o Festival conta com oficinas gratuitas de formação de plateias e para atores.

A noite de abertura contou com o stand-up comedy “1.000 Watts de Potência”, com Eduardo Jericó. Antes da apresentação, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), Elom Tiago Fagundes, representando a prefeita de Pinhas, Marli Paulino, destacou seu amor pelo teatro: “Arte que faz parte da minha vida! Aprendi muito nos palcos, quebrei preconceitos, vivi personagens que me ensinaram muitas coisas boas. O teatro nos ensina a ter disciplina e empatia, pois para atuar nos colocamos no lugar do outro. O teatro nos ensina respeitar e mudar nossa opinião, porque é forjado em nós um senso altamente crítico”.

Ao finalizar sua fala, o secretário citou uma frase do ator e comediante Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Muito obrigado a todos e tenham um ótimo Festival”.

O agradecimento aos servidores que trabalharam para a realização do evento, aos patrocinadores, Secretarias parceiras e as companhias foram lembradas na fala do diretor de Cultura, Marcos Oliver. “Para esta edição contamos com 90 inscrições, selecionamos mais de 45 e serão 15 dias com apresentações de manhã, tarde e noite, movimentando em torno de 3,5 mil pessoas. É muita gente que a cultura de Pinhais atende, isso é orgulho e comprova que nossa equipe é nota 10. O Festival de Pinhais já é referência na grande Curitiba!” Também esteve presente na cerimônia de abertura, o coordenador executivo da Semel, Bruno Sitima.

O Festival de Teatro de Pinhais conta com o patrocínio de Iepi Escola Pinhais, Duelart Teatro Escola, Bee Tools Escola de Inglês, Nino Alves Cabelereiro, Natal Papelaria e Presentes e Universidade Positivo – Polo EAD Pinhais; e do apoio da Parnaxx e Fringe – Festival de Teatro de Curitiba.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress