Foi realizada, no início do mês de outubro, reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra os mosquitos da Família Culicidae. O mosquito Aedes é vetor transmissor de doenças, dentre elas a dengue, zika vírus e febre chikungunya.
O comitê tem o objetivo de monitorar as ações de combate a esses vetores de doenças de interesse à saúde pública, no âmbito municipal, incentivando a articulação dos órgãos municipais, bem como, das entidades civis, e implementando ações de educação em saúde e mobilização social.
Além de membros do comitê, o encontro teve a presença do professor Thiago Kich Fogaça, que leciona na Faculdade Educacional Araucária e é doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O professor abordou e discutiu com os presentes três temas: geografia, saúde e planejamento urbano.
A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, por isso a importância de ações intersetoriais do poder público e a necessidade de articulação de diversos segmentos organizados para combater o problema.
Em Pinhais, o comitê foi instituído pelo decreto nº 856/2018.