Ao todo 41 propriedades rurais foram beneficiadas por meio das ações previstas no programa
Na terça-feira, dia 17, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura apresentou os resultados do seu Programa de Proteção de Nascentes e Microbacia, com a presença do representante da SEAB, Marcio Jacometti, e do Técnico da Emater, Odairson Primieri. Na oportunidade, os técnicos da Prefeitura apresentaram os resultados obtidos ao longo dos mais de dois anos de trabalho, bem como sugestões de aprimoramento ao programa estadual.
O programa de proteção de nascentes e microbacias prevê diversas ações como a recuperação de nascentes, o seu isolamento, por meio de cercas das áreas de proteção permanente (APP) localizadas no entorno das nascentes, instalação de sistemas de fossas sépticas domiciliares, coletivas e individuais, assim como a melhoria dos carreadores (acessos internos das propriedades rurais).
Ao todo 41 propriedades rurais foram beneficiadas por meio das ações previstas no programa. A escolha das unidades beneficiadas se deu através da escolha junto ao seu Núcleo Gestor instituído com essa finalidade específica.
Fossas sépticas foram construídas em 20 propriedades rurais; 114 horas-máquina foram necessárias para abertura e melhorias de carreadores em 29 propriedades; 31 nascentes, em 27 propriedades diferentes, foram protegidas, por meio da técnica de proteção de nascentes solocimento. Além da proteção das nascentes, o projeto também propiciou o transporte e reservação dessas águas, por meio de aquisição e instalação de canos de PVC e de 27 caixas d’água de 500 litros, facilitando, assim, o uso seu múltiplo. Para se promover a proteção dessas nascentes, cercas estão sendo instaladas, construídas com palanques de eucalipto, com uma linha de arame liso e duas de farpado.
Estima-se que em torno de 200 pessoas foram beneficiadas diretamente por meio de todas as ações implementadas. Indiretamente, grande parte da população de Quatro Barras é beneficiária, pois se utiliza dessas águas para seu abastecimento público.
Para o Coordenador da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Leverci Silveira Filho, “Pela primeira vez o município passa a ter um olhar mais sensível com a proteção de nascentes, que fazem parte do Patrimônio Natural de Quatro Barras. E essa parceria com os agricultores, além de levar saneamento até as suas propriedades, também os sensibilizou com relação à responsabilidade deles com a preservação dos recursos hídricos”.