As Agências do Trabalhador de Curitiba e de mais 107 municípios do Paraná, ligadas à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, fizeram na sexta-feira, dia 27, um atendimento exclusivo para pessoas com deficiência, oferecendo vagas para este público, que é prioritário no Governo do Estado.
Somente na Agência de Curitiba foram atendidas mais de mil pessoas pelas 22 empresas que estavam com oferta de vagas no local.
A ação fez parte do Dia D de atendimento à pessoa com deficiência, com vistas à inclusão no mercado de trabalho. “Priorizamos o atendimento para que esses trabalhadores possam superar as próprias limitações e também para fazer com que as empresas aproveitem o potencial dos profissionais”, disse o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
SONHO
A moradora de Curitiba e deficiente auditiva Jéssica Venâncio tem um sonho: abrir sua própria empresa na área de cosméticos. Para ir atrás, Jessica veio até a agência e se candidatou em uma das vagas de emprego disponibilizadas pela empresa Interbelli (Boticário). Segundo ela, este é só o começo para seguir com sua carreira profissional e atingir seu objetivo.
Para Charles Dantes Britto, portador de deficiência física motora, a oportunidade tem que ser aproveitada. “Gosto de me relacionar com as pessoas, tenho aptidão para o trabalho em conjunto e busco um aprendizado contínuo, então me vejo capaz de assumir alguma vaga nas empresas que aqui estão dispostas a contratar um Pcd”.
PROCESSO SELETIVO
As empresas disponibilizaram nas próprias agências um agente de Recursos Humanos para realizar o processo seletivo de candidatos para as vagas. “A agência é nossa parceira constante. Dar oportunidade de incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho é muito importante, pois vamos ajudar quem mais precisa, de acordo com a lei, compondo o nosso quadro de funcionários dentro da empresa”, comentou a representante da OI–Brasil Telecom Call Center, Janine Gomes dos Santos.