No dia 4 de dezembro de 2012 nascia o Centro da Juventude (CJ) de Pinhais. De lá para cá, 1.497 jovens foram atendidos. Número que representa apenas os cursos oferecidos exclusivamente pelo Centro, já que o local também cede espaço para realização de outras iniciativas, como o Pronatec. E como a data não poderia passar em branco, na tarde da quinta-feira (4) alunos, servidores e convidados estiveram reunidos para comemorar o segundo ano de fundação do espaço.
O presente não poderia ser melhor. O CJ Pinhais foi destaque num encontro que reuniu demais Centros da Juventude do Paraná. Visto como referência por diversos aspectos, como pelo fato de ter uma pista própria de skate e atender aos finais de semana. Outro ponto destacado é o bom andamento do programa Agentes da Cidadania. Os jovens que atuam como agentes, recebem uma bolsa e realizam atividades dentro do Centro. “Este é o reconhecimento do trabalho de toda equipe, que atua com muito amor e dedicação“, afirma o coordenador do local, Jorge Ricardo.
Um espaço em que tem como foco o atendimento dos jovens pinhaienses, mas que não nega oportunidade para o público de outras faixas etárias. “Esses dias um dos alunos disse: – Nossa, mas a minha avó também está vindo pro Centro da Juventude”, brincou Jorge.
O evento comemorativo também contou com a presença de autoridades, as quais destacaram a representatividade do Centro para o município. “A cada dia que passa o Centro da Juventude vem se firmando como uma referência no que diz respeito à capacitação dos jovens. É um ponto de encontro de amigos e para se adquirir conhecimento”, afirmou a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosângela Batista da Silva.
Presença
Também estiveram presentes na festa de aniversário – que contou com atividades recreativas e apresentação artística, além do tradicional bolo – a equipe do Centro da Juventude; as vereadoras Rosa Maria; Márcia Ferreira e Cecília Padovan; o presidente da Câmara, Gilberto Hartkopf; a coordenadora institucional do Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais, Gisele Cassano; a chefe do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Larissa Marsolik Tissot.
Centro da Juventude
O Centro da Juventude atende jovens cadastrados e é um espaço aberto a toda a comunidade de Pinhais, onde são oferecidos oficinas, modalidades esportivas e cursos profissionalizantes. Quem tiver interesse em participar de qualquer atividade, precisa ir ao Centro da Juventude portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Se for menor de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais ou responsável, o qual deverá apresentar a mesma documentação.
Serviço
O Centro da Juventude está localizado na Rua Ataulfo Alves, s/n, esquina com João Mendes Batista, no bairro Maria Antonieta. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5746.