A Câmara Municipal de Vereadores recebeu evento alusivo à Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial de Pinhais. Com o tema “Conheça seus Números”, a ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde tem como foco a conscientização. A iniciativa visa atentar para a importância do monitoramento da pressão arterial, da glicemia capilar, da circunferência da cintura e da taxa de colesterol.
Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Jorge, falou sobre a necessidade das pessoas monitorarem o estado de saúde. “No Brasil, 50% da população hipertensa desconhece sua condição de saúde, e dos que sabem, apenas 25% fazem o tratamento correto”, explica a secretária.
Adriane também falou sobre a importância das parcerias que possibilitem a execução das políticas públicas no âmbito do programa Estratégia Saúde da Família. Em Pinhais, a Semana foi instituída por meio da Lei Municipal nº 1567, de 5 de setembro de 2014, de proposição do vereador Passarinho, o qual destacou a importância da prevenção. “Que todos saiam daqui conscientes da necessidade de cuidar da saúde e que incentivem seus conhecidos e familiares a fazerem o mesmo”, destacou o vereador.
O prefeito Luizão Goulart aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde de Pinhais. “Nós ampliamos o número de profissionais e hoje a estratégia saúde da família é desenvolvida em todas as unidades, com o belíssimo trabalho realizado por estes profissionais”, enalteceu Luizão.
A médica e coordenadora de Gestão da Secretaria de Saúde de Pinhais, Letícia Biss, ministrou uma palestra sobre as formas de prevenir a hipertensão arterial. Segundo ela ao conhecer seus números é possível cuidar melhor da saúde. “Assim, as pessoas podem planejar ações de continuidade ou melhorias que necessitam para a prevenção de doenças”, explica a médica.
De acordo com Letícia Biss, como é uma doença silenciosa é imprescindível o acompanhamento periódico. “A hipertensão arterial não apresenta sintomas, e cabe a nós mantermos os exames em dia, conhecermos o nosso estado de saúde”, explica a médica.
Para evitar a hipertensão arterial existem algumas medidas que podem ser adotadas. Cuidar da alimentação é o primeiro passo. O sedentarismo é outro inimigo. O estresse também é apontado como um dos vilões no controle da pressão alta. “A maioria das pessoas leva uma vida agitada, mas ficar estressado não mudará nada, pelo contrário, prejudicará nossa saúde”, diz Letícia. “Aqui em Pinhais temos vários espaços, como os Bosques onde podemos fazer caminhadas ou corridas”, recomenda a médica.
Hiperdia
Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família desenvolvem o Hiperdia, um programa do Governo Federal que visa cadastrar e acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. A iniciativa prevê que todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuem no sentido de garantir o recebimento dos medicamentos prescritos e desenvolver campanhas educativas, o que contribui para que se possa definir o perfil epidemiológico da população. A partir dessas informações é possível desencadear estratégias de saúde pública.
Presença
Também estiveram presentes no evento desta terça-feira, integrantes dos grupos do Hiperdia e agentes comunitários das Unidades de Saúde de Pinhais; servidores da Secretaria Municipal de Saúde; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista; o presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Hartkopf; os vereadores Leonildo Gordo, Cecília Padovan e Rosa Maria.
A solenidade também contou com apresentação dos usuários do Centro de Convivência do Idoso de Pinhais. Antes de iniciar o evento o pastor Wilson e o diácono Luis Carlos Pavan realizaram uma benção direcionada aos participantes e ao local.