Na tarde de quarta-feira, dia 18, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, juntamente com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, participou da inauguração do FAB LAB da Indústria, instalado no município, sendo o primeiro da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Localizado dentro da Unidade do Sistema FIEP no bairro Afonso Pena, o Fab Lab da Indústria tem o objetivo de criar um ambiente no qual estudantes, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos e ideias, por meio das tecnologias mais usadas no mundo da prototipação.
Para o prefeito Toninho Fenelon, a iniciativa promete bons frutos ao município, uma vez que agora oferta mais uma oportunidade de desenvolvimento e um atrativo a mais para novas empresas e investimentos. “Quero agradecer a iniciativa da FIEP em instalar o FAB LAB aqui em São José dos Pinhais, isso dá ao município um novo destaque no potencial de desenvolvimento e pólo industrial, possibilitando a geração de mais empregos, qualificação e renda”, destacou Toninho.
O Fab Lab da Indústria integra os conceitos de indústria 4.0 com ferramentas de fabricação digital, fornecendo um espaço de formação para os profissionais da indústria do futuro e de experimentação de novas tecnologias.
Segundo os representantes da FIEP, o espaço permite o desenvolvimento de novas habilidades e competências voltadas à criatividade, aprendizado e inovação. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e integração da Indústria com a Academia, os frequentadores deste espaço terão a possibilidade de aprender, projetar e produzir objetos em diferentes escalas.
Edson Campagnolo, presidente da FIEP, enalteceu as ações da entidade no que tange o aprimoramento e estruturação para novos investimentos e desenvolvimento para as indústrias. “É um compromisso da FIEP trabalhar em prol do desenvolvimento contínuo de ações e estratégias que beneficiem o setor industrial, isso gera uma onda de crescimento, tanto na produtividade, nichos de mercado, maior qualificação de produtos e serviços, e a contrapartida disso é sempre o desenvolvimento local e a população”, comentou o presidente.
Dentre a estrutura oferecida, a Unidade está equipado com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os equipamentos são de última geração e permitem a utilização no ambiente acadêmico, bem como para indústrias que queiram desenvolver seus projetos em um ambiente colaborativo e inovador.
No FAB LAB serão ofertados para a comunidade, cursos, palestras e oficinas com temas relacionados à inovação e empreendedorismo. Já as empresas locais terão acesso para desenvolver a cultura de inovação e poderão usufruir do espaço para capacitar seus colaboradores.
Prototipação
Com a prototipação, é possível propor uma solução adequada para o problema do cliente, aumentando sua percepção de valor. O usuário poderá avaliar como os recursos estarão distribuídos, a organização do layout e outros itens que impactam na experiência de uso.
A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos de uma aplicação. Além disso, ela permite apresentar conceitos e funcionalidades do software de modo simplificado.