Lei de Inovação de Curitiba é destaque em fórum de cidades inteligentes

Lei de Inovação de Curitiba é destaque em fórum de cidades inteligentes

curitiba02

 

A Lei de Inovação de Curitiba foi destaque do encontro do Fórum InovaCidades, durante o Connected Smart Cities, evento de cidades inteligentes que ocorreu até quarta-feira (18/9), em São Paulo. A lei, que traz um arcabouço jurídico para a atuação do poder público na área de inovação, foi apresentada pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, na terça-feira, dia 17/9.

“Sancionada pelo prefeito Rafael Greca, a Lei de Inovação é um grande passo para que o Vale do Pinhão promova um novo desenvolvimento sustentável de toda Curitiba”, disse Cris.

Ela explicou que a nova lei prevê que o município poderá investir em startups, em ações similares às de investimento-anjo ou com fundos de investimento. “Para isso, está em tramitação na Câmara Municipal a criação do Fundo de Inovação do Vale do Pinhão, que permitirá destinar R$ 10 milhões a startups e empreendedores que desenvolvam produtos e soluções inovadores”, contou ela.

A presidente da Agência Curitiba salientou ainda que a lei estabeleceu a criação do Conselho Municipal de Inovação em Curitiba, que já está atuando para estabelecer as diretrizes para diminuir a burocracia e incentivar o relacionamento entre todo o ecossistema de inovação.

“A Lei de Inovação de Curitiba foi proposta de forma democrática, pois mobilizou a Prefeitura e todo o ecossistema de inovação”, recordou Cris.

Os participantes do encontro em São Paulo também puderam conhecer as leis de inovação de Maceió (AL), Recife (PE) e Juazeiro do Norte (CE). Além disso, debateram a segurança jurídica para a contratação de inovação pelos municípios.

Fórum InovaCidades

Formado em fevereiro de 2019, o Fórum InovaCidades é uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos e o Instituto Arapyaú.

O grupo reúne secretários e dirigentes municipais que trabalham com inovação governamental com foco em troca de conhecimentos para mais eficiência na gestão pública. Cris Alessi é presidente do Fórum.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress