Conselho de Urbanismo de Pinhais trabalha com agilidade e abre espaço para participação de munícipes

Conselho de Urbanismo de Pinhais trabalha com agilidade e abre espaço para participação de munícipes

pinhais01

 

Entidade avalia os projetos arquitetônicos que são feitos no município, de obras novas ou reformas

O Conselho Municipal de Urbanismo de Pinhais promove reuniões periódicas às quartas-feiras, na parte da manhã, na sede da Secretaria de Urbanismo. Composto por uma média de 10 conselheiros, é formado por representantes de diferentes entidades: ACIPI (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais, Associação Paranaense de Preservação Ambiental do Rio Iguaçu e Serra do Mar (APPAM), CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, SECOVI – Sindicato da Habitação e Condomínios, além das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Obras Públicas, Saúde e Urbanismo.

Atualmente o conselho é presidido por Rogério Cesar Martini. Ele explica que a entidade tem a função de analisar criteriosamente as necessidades urbanísticas, principalmente nos casos solicitados por munícipes, onde são avaliados os projetos arquitetônicos que serão feitos no município, de obras novas ou reformas. A solicitação é feita junto a Secretaria de Urbanismo, que abre um protocolo, gerando um processo que em alguns casos é enviado ao conselho. Os técnicos da entidade discutem e verificam a questão, se baseando nas leis, para deferir, indeferir ou fazer adequações.

O presidente frisa que o trabalho da entidade é fundamental e se busca atuar de forma ágil. “Este é um conselho muito importante e com certeza um dos que mais se envolvem com a sociedade que necessita de avanços e de novas formas.

Todos os conselheiros e técnicos se doam, não existem ganhos financeiros, apenas servimos ao município. A intenção é trabalhar com a maior agilidade possível, porque o munícipe espera que o processo seja rápido e nós procuramos atuar desta forma e evoluir. Podemos dar um exemplo que aconteceu há algumas semanas. Depois de 24 horas da reunião, as certidões já estavam expedidas e assinadas informando que o processo estava respondido para o munícipe”, explicou Martini.

Buscando trazer benefício para o cidadão, o Conselho Municipal de Urbanismo de Pinhais também abre espaço para os contribuintes que registram protocolo participarem do encontro, uma opção que dá bons resultados, menciona o presidente.

“Em nossos encontros permitimos que o contribuinte ou profissional que está fazendo a obra ou quer o alvará do seu comércio, venha até o conselho, participe e apresente suas solicitações. Analisamos também essa manifestação que é importante de se conhecer. Esta é uma situação que tem funcionado bem, por conta de uma realidade nova, deste esforço coletivo. Creio que estamos indo bem e quem sabe deste serviço avalia positivamente”, afirmou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress