A cerimônia realizada no Almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 27, terça-feira, com a presença do prefeito Rafael Greca, marcou a entrega de 790 equipamentos para o sistema de saúde de Curitiba. O investimento soma R$ 1,82 milhão, recurso proveniente de emendas de 2018, de 31 vereadores da Câmara Municipal.
Estão sendo beneficiados com os novos equipamentos 42 unidades básicas de saúde, o ambulatório Enccantar, duas maternidades e sete hospitais. As entregas para os hospitais já foram feitas. As unidades de saúde e o ambulatório Enccantar estão recebendo os equipamentos desde o dia 28, quarta-feira.
Entre os equipamentos estão compressores, aparelhos de ultrassom odontológico, cadeiras para coleta de sangue, detectores de batimento cardiofetal, otoscópios.
“Vamos aproveitar os recursos do orçamento municipal de maneira que cheguem lá na ponta, onde o povo está, dando ainda melhor qualidade ao incrível sistema de saúde de Curitiba, que é nosso orgulho, com índice de satisfação da população acima de 90%”, afirmou o prefeito após nomear e agradecer os vereadores autores das emendas. “Queremos uma Curitiba que seja cada vez mais humanitária e mais saudável”, disse.
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, também agradeceu aos vereadores. “Obrigada a todos e desejo que, no próximo orçamento de 2020, a Saúde continue sendo agraciada com emendas”, solicitou.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Sabino Picolo, parabenizou o trabalho que está sendo feito no município em relação à saúde pública e reiterou o apoio. “Nós fomos eleitos para trabalhar pela população. Então vamos tocar em frente e fazer essa cidade cada vez melhor”, disse.
Participaram também da cerimônia o vice-prefeito Eduardo Pimentel; os vereadores Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Maria Manfron e Beto Moraes; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o diretor do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior; o diretor do Hospital Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa; a diretora da Maternidade Mater dei, irmã Iracema Vujanski; e o diretor do Hospital Santa Casa, Eduardo Bistratini Otoni.