7ª edição da Noite dos Escritores reúne autores em Pinhais

7ª edição da Noite dos Escritores reúne autores em Pinhais

pinhais04

 

Dentre tantos pensadores, sonhadores, mestres das letras, destaca-se a participação da renomada escritora peruana, radicada no Brasil, Glória Kirinus

Uma noite de histórias, encantamentos, trocas de experiências, de conhecer novos escritores e de reencontrar outros mais experientes. Assim foi a 7ª Noite dos Escritores promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no dia 14, terça-feira. Nesta edição, 13 escritores participaram do evento.

Dentre tantos pensadores, sonhadores, mestres das letras, destaca-se a participação da renomada escritora peruana, radicada no Brasil, Glória Kirinus. “Sempre tive boas referências de Pinhais, em relação à leitura, literatura, já tive o prazer de ministrar oficinas aqui e me sinto muito feliz em poder participar deste encontro”, conta Glória.

A Noite dos Escritores é um evento idealizado pela Biblioteca Pública de Pinhais e tem por objetivo fomentar a obra e os autores do município de Pinhais e região. Além disso, proporciona um momento único de troca de experiência entre os participantes, onde alegrias e dificuldades da arte de escrever são compartilhadas e revividas. “É de uma grande alegria, é um encontro entre os próprios escritores, essa troca é de uma riqueza muito singular, muito forte, a gente sente a efervescência, esse burburinho, esse encontro de ideias, vai que surgem novos títulos nessas trocas com os autores, porque nem sempre temos estas oportunidades de estarmos juntos. Nesse sentido, Pinhais está de Parabéns e fico muito feliz de estar integrando junto com os colegas este momento precioso de conversas com os leitores”, afirma Glória.

A vice-prefeita, Rosa Maria, salientou a alegria do evento já estar na 7ª edição. “Chegamos até aqui porque as histórias não pararam de serem construídas e isso é motivo de muita alegria para todos nós. O município tem se destacado em várias áreas e na cultura é que conseguimos reafirmar a nossa identidade. Precisamos continuar a incentivar a leitura e a escrita, porque são atividades que caminham juntas e uma auxilia a outra e assim, fazer da cultura uma estratégia para o desenvolvimento cultural, social e econômico da nossa cidade”, contou a vice-prefeita.

Além dos escritores participantes, também foi realizada uma homenagem ao autor do Hino de Pinhais, Valdir Pereira de Araújo. Para tanto, uma versão exclusiva, resgatada de uma fita cassete do ano de 1996, na voz de Samuel Morbeque dos Santos, músico e produtor musical, foi executada. “Lindíssima poesia escrita pelo Valdir, a letra do Hino expressa toda a altivez e o orgulho que o compositor já nutria pela cidade e que hoje se expande no peito de cada um de nós, servidores e munícipes de Pinhais”, destacou a bibliotecária Elaine Biss.

Os escritores, que se habilitaram por meio de chamamento público para participar do evento, foram:

– Adriana Barretta Almeida, com Poemar de Pernas pro Ar;

– Ana Rapha Nunes, com Lagartas e Borboletas;

– Betina Pilch, com Criticamente Poético: um ensaio crônico de uma (coreo)grafia;

– Glória Kirinus, com Sete Quedas, Sete Anões e Um Dragão;

– Idolvino Cassol Jr, com A Antologia Zórnia;

– Lucas Buchile, com Andorinha;

– Miriam Leonila de Oliveira, com Safira, o Unicórnio Azul;

– Beyth Marshall, pseudônimo de Nelson de Oliveira, com Wich: A Aprendiz das Plantas;

– Anderson Hoch Martins e Enzo Versolato de Abreu, com Textos Sentidos;

– Roseane Almeida da Silva, com Caminhos da Filosofia;

– Pedro Oliveira, com Formiguerra: Pequenas Guerreiras, Grandes Batalhas;

– Zêh Carvalho, com Poemas Quentes, Poesias Calientes.

Além da vice-prefeita Rosa Maria, também estiveram presentes a vereadora Professora Cinéia; o secretário de Finanças, José Martins; o Coordenador Executivo da Semel, Bruno Sitima e o Diretor de Cultura, Marcos Oliver.

pinhais05

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress