No dia 22, segunda-feira, a Prefeitura de Campina Grande do Sul, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, realizou atos em apoio ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
As ações iniciaram pela manhã, em frente ao Terminal do Jardim Paulista, com divulgação dos serviços de atendimento pelo município às mulheres em situação de violência. Foi realizado ainda o ato “Nenhuma a menos – o retrato do feminicídio no Paraná”, onde foram expostas à população 82 cruzes com velas e fitas pretas representando as 82 vítimas de feminicídio no Estado do Paraná no último ano (no período de maio de 2018 a maio de 2019). A mobilização continuou pela tarde no Jardim Paulista e contou também com panfletagem na Sede.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela lei 19.873/2019. A ação é uma lembrança ao dia da morte da advogada guarapuavana, Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido e que repercutiu no Brasil e no mundo em 2018, provocando intensos debates sobre feminicídio e a luta pela vida das mulheres.
Em Campina Grande do Sul, a Prefeitura conta com uma secretaria voltada especialmente para garantir os direitos das mulheres. Entre outras conquistas, está o Cartório da Mulher, localizado na delegacia de Polícia Civil do município e atende exclusivamente os crimes cometidos contra a mulher. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres está localizada na Rua Coronel Monteiro, 335, 2ª andar, no Centro.
SERVIÇO
Central de Atendimento à Mulher: ligue 180
Guarda Civil: 153
Polícia Militar: 190
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: 3676-8199
Casa da Mulher Brasileira: 3352-5761.