Na tarde do dia 18 de julho, quinta-feira, foi realizada em Pinhais, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), a solenidade de certificação do 2º Curso Tático Operacional Ronda Ostensiva Municipal (Romu) 2019.
O curso contou com a participação de 20 guardas municipais das cidades de Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Pinhais e Quatro Barras. A capacitação aconteceu no mês de maio, entre os dias 6 e 24, com carga horária de 161 horas aulas. Os seguintes conteúdos foram abordados: atendimento pré-hospitalar (APH), armamento e tiro (teórico e prático), confronto embarcado, CQB – Ambiente Confinado, defesa pessoal e gerenciamento de crise. O conhecimento adquirido vai contribuir para o melhor atendimento a população nas cidades.
Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Rosa Maria, o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; o superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Sellbach Junior; o capitão da 5ª Cia da Polícia Militar em Pinhais, Alceu Abílio Costa; o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta; membros do Conselho Municipal de Segurança de Pinhais (Conseg), membros das Guardas Municipais das cidades participantes, familiares dos formandos e convidados.
O secretário Ricardo Pinheiro frisou o trabalho da ROMU e afirmou que no município o objetivo é investir mais em segurança. “A equipe ROMU é uma guarda municipal diferenciada, que atua diferente, pensando na sociedade. Em Pinhais, vamos investir em mais viaturas e estamos buscando recursos federais para aumentar o investimento na área da segurança”, afirmou.
A vice-prefeita Rosa Maria enalteceu a realização desta capacitação e o trabalho conjunto dos municípios. “Fico extremamente feliz quando as cidades se integram para buscar um mesmo objetivo. É muito interessante essa extensão para troca de experiência, informação, onde todos ganham. Neste compartilhamento, se aprende muito e quem mais ganha é a população”, ressaltou.