Diferentes espaços públicos estão disponíveis em todos os bairros da cidade
Se você perguntar para algum morador de Pinhais qual lugar ele indica para lazer, caminhada ou prática de esportes, provavelmente, vai responder o Parque das Águas. A indicação é excelente, mas também há outros locais que oferecem boas opções e estão disponíveis em diferentes pontos da cidade, como as praças e parques. Lugares que permitem fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer exercícios na academia ao ar livre, brincar com as crianças no parquinho, sentar nos bancos para conversar; tudo isto com a vantagem de estar pertinho de casa, podem ser aproveitados em qualquer época do ano e ainda mais agora, nas férias.
Dados da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Bosques, Parques e Praças (DEPAR), mostram que atualmente no município existem várias opções para a população. Além do Parque das Águas, Pinhais possui 27 praças, dois bosques municipais, dois parques lineares, 36 canchas esportivas (areia, salão e vôlei de praia), 31 academias ao ar livre e quatro praças para prática de skate. Detalhe importante, todos os bairros da cidade possuem pelo menos um desses equipamentos.
Segundo o gerente do DEPAR, Valdocir Euclides Neves Fortunato, desde o ano de 2017, a cidade ganhou nove novos locais, como por exemplo: a Praça do Cenforpe, que possui uma cancha de futebol sintético, o Parque Linear do Rio Atuba, a Praça Linear no Jardim Cláudia, o Ginásio do Centro Integrado de Esportes, no bairro Atuba, entre outros. Valdo explica que o DEPAR realiza o trabalho de manutenção nos espaços públicos fazendo o serviço de roçadas, capinagem, abatição, pintura de meio fio e poda de árvore. Valdocir comenta que os locais são bastante utilizados pela população. “Como fazemos a manutenção por toda a cidade, observamos muita a questão da movimentação e a presença de pessoas nos espaços públicos do município. Devido ao tamanho e maior estrutura física, os mais movimentados são o Parque das Águas, e os bosques, o Municipal e o Bordignon. Porém, notamos que nos bairros também são bastante utilizados, como a cancha de sintético no Weissópolis, a Praça do Maria Antonieta, a Praça do Skate, na Avenida Jacob Macanhan”, detalhou.
A vantagem de ter disponível um espaço público ao lado de casa é o que atrai e incentiva as pessoas a frequentarem o local. Os jovens Alan Gabriel de Souza e Wesley dos Santos, de 14 anos de idade, moram no bairro Estância Pinhais e gostam de jogar futebol na cancha de areia do Parque Linear do Rio Atuba. Wesley afirma que vai com os amigos quase que diariamente ao local. “A gente vem na cancha quase que todos os dias. Aqui é um lugar bom para brincar, se divertir e jogar futebol, ficamos horas por aqui. No fim de semana, tem bastante gente. Na cancha, conseguimos formar até mais de três times e algumas crianças vêm também brincar no parquinho”, contou o jovem.
Para o morador do Weissópolis, Antenor Ribeiro Cizlpino, de 68 anos, os espaços públicos são bons porque aumentam o movimento de pessoas nas regiões que estão instalados. “Vim de São Paulo para o Paraná há 5 anos. Gosto de morar em Pinhais, que é um bom lugar para se viver. Como moro próximo a Praça do Cenforpe, sempre venho. Às vezes com a minha netinha, outras com o meu genro ou com a minha esposa. Quando chegamos, fazemos um pouco de exercício, depois sentamos, conversamos um pouco. Penso que quanto mais lugares tivermos, mais vai aumentar o movimento de pessoas, e fica melhor para os moradores, pois tem mais opções”, disse.
Além dos espaços públicos serem bastante utilizados, segundo Valdocir também são elogiados pela infraestrutura. “A população elogia muito os locais, as academias ao ar livre, os parquinhos e os bosques. Outro diferencial é que o município disponibiliza uma cancha de futebol sintético, que é uma estrutura pública rara de encontrar em outros lugares. O nosso município é um dos primeiros, e talvez o primeiro que oferece este tipo de campo. Normalmente estas quadras são pagas e aqui em Pinhais ela é totalmente de graça”, destacou.