Número representa uma renovação de 20% na frota municipal de Campina Grande do Sul. Entre as aquisições estão carros, vans, caminhões, ônibus e ambulâncias
Nos últimos 30 meses, a Prefeitura de Campina Grande do Sul adquiriu 33 novos veículos: 17 carros, quatro vans, quatro caminhões, quatro ônibus e três ambulâncias – todos zero quilômetro. Isso representa uma renovação de aproximadamente 20% na frota municipal, que contém, ao todo, 165 veículos.
De acordo com o prefeito Bihl Zanetti, as aquisições trazem mais eficiência ao serviço público e contribuem para diminuir gastos com manutenção. “Como são veículos usados diariamente, os custos com oficina são altos. Além disso, um carro parado representa, muitas vezes, a paralisação de um atendimento. Todas essas compras têm sido feitas para evitar esse tipo de coisa, sempre levando em consideração o custo-benefício. Temos um olhar voltado às pessoas e o outro à responsabilidade com o dinheiro público”. A maior parte dos investimentos foi de recursos próprios do município. Algumas aquisições também tiveram apoio de recursos do Governo do Estado.
Entre os veículos adquiridos, cinco foram para a Saúde – quatro carros e uma van. A atual gestão também renovou 100% da frota de ambulâncias municipais.
A frota da segurança também ganhou reforço. Nos últimos anos, a área recebeu três carros. Entre eles, duas Jeep Renegade.
Para o transporte escolar, foram adquiridos quatro novos ônibus. Já a Secretaria de Educação conta com mais dois carros.
Outro departamento contemplado foi o Meio Ambiente, com um carro e três novos caminhões de lixo. Dois deles estão sendo usados para a coleta seletiva e outro, adquirido mais recentemente, fará a coleta de lixo comum. “Ele já está na garagem e nos próximos dias entrará em operação”, conta João Eloir Belo, responsável pela supervisão da frota na Secretaria de Infraestrutura.
Outra aquisição importante foi o caminhão espargidor de asfalto. Da marca LDA e modelo 6000, ele é a grande novidade da frota da Infraestrutura. O veículo guarda em seu tanque emulsões asfálticas para pavimentação e pintura de ruas. Esse serviço, até então, era feito todo por equipes e maquinários terceirizados.
A grande novidade na área da Ação Social é a aquisição de uma van adaptada para transporte de deficientes com nove lugares, quatro deles para cadeirantes. Ela já foi comprada e chegará ao município nos próximos dias. “Assim, poderemos atender melhor as famílias que necessitam destes atendimentos”, ressalta o prefeito Bihl.
Veículos adquiridos para a frota municipal desde 2017:
– 2 Jeep Renegade para a Guarda Civil Municipal
– 4 ônibus para o transporte escolar
– 4 vans – 1 para a Secretaria de Saúde, 1 para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Família e Cultura e 2 para a Secretaria de Educação
– 3 caminhões de lixo – 2 para a coleta seletiva (recicláveis) e 1 para a coleta de lixo orgânico
– 1 caminhão espargidor de asfalto
– 3 ambulâncias
– 1 retroescavadeira
– 4 Renault Logan
– 1 Renault Sandero
– 3 Volskswagen Gol
– 2 Renault Duster
– 2 Volkswagen Saveiro
– 1 Renault Captur
– 1 Nissan March
– 1 Nissan Versa.