Somente oito municípios paranaenses receberam o reconhecimento em um dos mais importantes eventos ambientais do país
Pinhais é destaque nacional em modelo de gestão ambiental municipal e no desenvolvimento de políticas públicas ambientais, sendo uma das 115 cidades brasileiras a receber o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal. A premiação aconteceu no último dia 27 de junho, no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, na cidade de Campinas (SP).
O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo valorizar os municípios por iniciativas que promovam a sustentabilidade socioambiental.
As indicações para o prêmio foram feitas pelos órgãos estaduais de meio ambiente, tendo como base alguns critérios. Do Paraná, apenas oito municípios foram contemplados e passam a ser referência na gestão ambiental municipal.
A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, presente no evento, disse que esse prêmio tem muita importância e é um reconhecimento para as ações do município. “Temos a cada dia desenvolvido atividades que protegem o meio ambiente.
Nosso foco é na educação ambiental para conscientizar a população que o cuidado com o nosso planeta não é só do poder público, mas que deve ser tarefa também do cidadão comum. Além disso, temos uma equipe muito qualificada que tem transformado a nossa cidade e prova disso é esse prêmio de destaque em gestão ambiental”, salientou Rosa Maria.
Nos últimos anos, Pinhais tem investido em diversas ações voltadas à área ambiental. Exemplos disso é que desde 2017 foram plantadas 2.500 árvores, sendo espécies nativas, frutíferas e Araucaria angustifolia para recomposição da Mata Ciliar do Parque Linear do Rio Palmital (Jardim Claudia), Parque Linear do Atuba (Estância Pinhais), Parque das Águas. Além do plantio de árvores para recomposição da mata ciliar, a Prefeitura de Pinhais promove a renovação das percepções individuais de sensibilização da coletividade, despertando valores e prática de novas atitudes em relação ao meio ambiente. Outro item é que desde 2013 foram realizados 48 mutirões de limpeza, atendendo cerca de 60 mil domicílios.
Todas essas ações destacam a gestão ambiental do município. “Trabalhamos muito em diversas frentes, temos o projeto Escola 100% Reciclável, que educam as crianças a cuidar do meio ambiente, o projeto Reflorescer, que supre a necessidade de arborização do município, projeto Veterinário Mirim, Seminário Metropolitano de Educação Ambiental, temos o Licenciamento Ambiental que autoriza e acompanha implantação e a operação de atividades que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. Enfim, são ações que demonstram o nosso empenho em cuidar do meio ambiente e mostram que Pinhais realmente tem feito uma boa gestão ambiental”, descreveu a secretária de Meio Ambiente Rosana Boeira Ilhéu.