O Expresso Solidariedade, ônibus da Prefeitura adaptado para funcionar como refeitório, completa dois anos com 101.400 refeições preparadas e servidas por voluntários. A data é comemorada em duas ocasiões.
A primeira festa foi na noite do dia 27, quinta-feira, na Praça 19 de Dezembro. Voluntários das igrejas Batista e Metodista Central prepararam e distribuíram 500 cachorros-quente, 200 pães com frango, 400 bolos de pote, tortas e suco. Um bolo com recheio de pêssego também foi servido.
A comemoração continuou no dia 28, sexta-feira, na mesma praça, às 19h, quando foi servido um risoto preparado por funcionários da empresa Arotubi.
“Além de ser um espaço adequado para as pessoas em situação de vulnerabilidade se alimentarem de forma digna, sentadas e protegidas do frio e da chuva, o Expresso Solidariedade ajuda no processo de saída das ruas, com o nosso atendimento assistencial”, disse Thiago Ferro, presidente da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelo serviço.
Em dois anos, técnicos da FAS fizeram 2.040 atendimentos sociais no ônibus, com 1.900 encaminhamentos à rede socioassistencial e de saúde do município.
Oportunidade
Mais de 170 pessoas, a maioria em situação de rua, foi até a Praça 19 de Dezembro participar da comemoração. Idosos e artistas de rua também encontram no local a oportunidade de se alimentar.
O casal Gerson Machado Carvalho, 49 anos, e Celina Mara Karpuchin, 34, já estava na fila quando o Expresso Solidariedade chegou à praça. Acompanhados da cachorrinha Belinha, assistiram à apresentação da personagem Bruxa Beth, do Bosque Alemão – que cantou e contou histórias -, ajudaram no coro do Parabéns Pra Você e depois se sentaram para jantar.
“A comida aqui é muito boa. Comemos no ônibus quase sempre, principalmente quando não temos dinheiro”, explicou o artesão Gerson Carvalho.