Representantes de Colombo estiveram em Pinhais para conhecer o Plano de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Existente no município desde 2018, o plano propõe a oferta de capacitações nas mais diversas áreas de proteção social, garantia de direitos e vigilância socioassistencial.
Estiveram presentes no encontro, a Secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosângela Batista; a Secretaria de Assistência Social de Colombo, Maria da Silva Souza; a diretora do Departamento de Proteção Básica de Colombo, Maria Helena de Oliveira Mendes; a diretora do Departamento de Proteção Social Básica de Pinhais, Gizeli Filius; o diretor do Departamento de Gestão do SUAS, Marcus Vinicius Cardoso da Silva e a psicóloga do Departamento de Gestão do SUAS, Wani Caetano de Castro.
De acordo com o diretor do Departamento de Gestão do SUAS, Marcus Vinicius Cardoso da Silva, a gestão pública enfrenta inúmeros desafios para acompanhar as demandas da população na procura por soluções para um serviço público de melhor qualidade. “E nesta busca surge a necessidade constante de especialização dos servidores e dos atores envolvidos neste processo. Por conta disso, a construção de um modelo suficientemente flexível, que permita o planejamento das ações a partir de políticas públicas, e o seu resultado para os usuários que demandam incessantemente os serviços da Assistência Social, requer a constituição de um Plano Municipal de Educação Permanente”, explica.
Os cursos já realizados em Pinhais, por meio do Plano de Educação Permanente, e os que estão no cronograma são: Exercício do Controle Social; Trabalho Infantil; Planejamento Estratégico; Acolhimento Institucional; Articulação Intra e Intersetorial da Rede de Proteção; Metodologia do Trabalho com Famílias – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Metodologia do Trabalho com Famílias – Programa de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI), Abordagem Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Política Nacional de Assistência Social, Medidas Sócio Educativas.
Atualmente a Secretaria Municipal de Assistência Social também conta com consultoria da professora pós- doutora, Dirce Koga, para a implementação da área de Vigilância Socioassistencial no município de Pinhais.
Política Nacional de Educação Permanente
O Plano Nacional de Educação Permanente do SUAS (PNEP/SUAS) surgiu da necessidade de capacitar todos os agentes governamentais e não governamentais envolvidos na Política de Assistência Social, levando em conta a trajetória histórica dos debates desenvolvidos nas Conferências sobre o trabalho e a valorização dos trabalhadores.