Agente de viagem em Cidade de Leste, no Paraguai, Andrea Morigino saiu do estande “Curta Curitiba”, no 25º Salão Paranaense de Turismo, com a bolsa repleta de mapas e folhetos com informações sobre passeios e atrações da capital. “É uma cidade muito bonita, limpa e também com opções culturais e gastronômicas muito interessantes”, salientou a profissional, que também fez questão de comprar alguns suvenires da loja #CuritibaSuaLinda expostos no espaço de 72 metros quadrados bem na entrada do maior evento do setor no Estado.
Desde quinta-feira (2/5), quando foi aberto pelo prefeito Rafael Greca, o Salão Paranaense de Turismo reúne em Curitiba cerca de cinco mil agentes de viagens de todo o país e América do Sul. Com caráter múltiplo, o evento envolve feira de negócios, programação de palestras, rodadas de negócios e eventos paralelos – como a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná -, ocasiões sociais e muito turismo pela capital. A abertura ocorreu Memorial de Curitiba e o evento segue até sábado (4/5), no ExpoUnimed, no Campo Comprido.
No estande de Curitiba na feira paranaense, os visitantes têm acesso a uma mesa multitouch com link para atrações e serviços turísticos da Prefeitura. O espaço também oferece totens interativos com detalhes sobre a programação de Natal da capital, a Linha Turismo, as atrações de inverno da cidade. Também estão nesta lista o CuritiBéra (programa de fomento ao turismo da cerveja criado pela Prefeitura), a rede de lojas de suvenires #CuritibaSuaLinda e as mudanças que estão sendo promovidas na capital com o Vale do Pinhão. “Estou muito impressionado com a divulgação que a cidade está fazendo para os profissionais durante a feira”, parabenizou Shudy Takikawa, proprietário da curitibana AOI Agência de Viagens e Turismo.
Negócios e turismo
Um dos destaques da programação do Salão Paranaense de Turismo foi o painel “Turismo de Negócios e Eventos em Curitiba”. Mediada por Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, a apresentação ocorreu, nesta sexta-feira (3/5), e teve participação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, que falou sobre as edições curitibanas do Smart City Expo, o maior evento de cidades inteligentes do mundo; e Patrick Cornelsen, um dos organizadores da festa de música eletrônica Warung Day. “Para fomentar ainda mais o segmento, em 2017, a Prefeitura reduziu de 5% para 2% a alíquota tributária do Imposto Sobre Serviço (ISS) que incide sobre feiras e congressos realizados na capital paranaense”, lembrou Tatiana.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo aproveitou o público presente no painel para anunciar que, na segunda quinzena de agosto, Curitiba irá sediar um outro importante evento do segmento de viagens. “O Experiência Braztoa Centro-Sul irá trazer para a capital cerca de 420 agentes de viagens de todo o país e exterior”, previu Tatiana, sobre o encontro promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Comunidade Escola
Agentes de viagem que participam do Salão Paranaense de Turismo também podem conhecer o programa Comunidade Escola, da Secretaria Municipal de Educação, que mantém as unidades da Prefeitura abertas à população e oferece atividades de geração de renda. No salão, os profissionais de turismo são convidados a confeccionar bolsas feitas de camisetas que ganham aplicações em feltro de cartões-postais de Curitiba. “Nunca tinha visto algo tão bonito. Quero levar esta iniciativa para minha cidade”, afirmou Sueli Fátima Ribeiro Nardoni, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Andirá (PR).