Os secretários de Saúde da região Micro Sul, das cidades de Fazenda Rio Grande, Piên, Rio Negro, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente, em conjunto com representantes da Segunda Regional, do Consórcio Metropolitano de Saúde, e diretores da rede de urgência se reuniram na última semana, na sede da Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande, para deliberar sobre a implantação da ambulância SAMU de suporte avançado.
O veículo é integrado por uma equipe especializada composta de um condutor socorrista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um médico.
Considerada uma UTI Móvel, atenderá casos mais graves como doenças cardiovasculares de emergência: infartos, arritmias e AVCs; acidentes com traumas, ferimentos com hemorragias invasivos, e até mesmo partos em fase expulsiva.
Para esses atendimentos a unidade avançada é equipada com aparelhos de alta tecnologia como: respirador, desfibrilador, bomba infusora, detector fetal, monitor multiparamétrico, além de materiais de imobilização e uma ampla classe de medicamentos.
Em breve a Ambulância de Suporte Avançado do Programa SAMU será entregue para atender toda a região Microssul e a base será em Fazenda Rio Grande.
“Isso mostra a importância regional que Fazenda Rio Grande tem recebido, tal qual uma referência, das autoridades de Saúde. O trabalho realizado pela gestão tem demonstrado fatores positivos”, disse o secretário Rejomar Andrade.