O Botão “Maria da Penha” é uma opção disponível do aplicativo exclusivo para mulheres com medida protetiva
A Guarda Municipal de Pinhais (GMP) apresentou para equipe técnica do Departamento de Proteção Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o aplicativo (App) 153 Cidadão e o funcionamento do Botão “Maria da Penha”. A explanação aconteceu na manhã da quarta-feira (10), na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
O App tem a opção do Botão “Maria da Penha” exclusivo para mulheres com medida protetiva. Os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer a funcionalidade do aplicativo, tirar dúvidas e obter conhecimento a respeito da nova ferramenta da área de segurança de Pinhais.
A utilização desta ferramenta já ocorre no município e a apresentação foi um momento para transmitir informação e orientação, destacou o superintendente da GMP, Dorival Selbach Júnior. “O encontro foi muito útil, pois em parceria com a Semas, estamos analisando o fluxo das mulheres que saem do Fórum com medida protetiva pela Assistência Social, e assim, elas vão ter a opção de ter no celular o aplicativo com o botão ‘Maria da Penha’. A funcionalidade é de uso emergencial e rápido, e o atendimento será realizado conforme a localização da mulher, o qual será indicado por meio da ferramenta” explicou.
Neste primeiro momento, a Secretaria de Assistência Social fará o levantamento e o acompanhamento de todas as mulheres que estão em medida protetiva para realizar a inclusão no sistema, em um trabalho conjunto com a Guarda Municipal. Na sequência, a opção do Botão “Maria da Penha”, do aplicativo 153 Cidadão, será divulgada no município para conhecimento da população.
No encontro foi destacado que estão sendo elaborados materiais impressos e digitais para serem utilizados em blitz educativa pela GM, redes sociais e para o uso da própria Secretaria de Assistência Social, no contato direto com as mulheres vítimas de violência.
O uso do App no município tem crescido, pois segundo o superintendente esta é uma ferramenta nova, e principalmente inovadora. “Pinhais sai na frente e já vem desenvolvendo ações em várias áreas, como na segurança. Este aplicativo vem para agilizar o atendimento, pois ele já nos posiciona a localização da pessoa, independentemente de onde esteja. Além disso, vai visualizar a imagem do agressor contra quem ela tem esta medida para que seja feita a abordagem, a orientação ou encaminhamento”, afirma o superintendente.