O Programa Coleta Verde atende, atualmente, 34 bairros do município e é realizado pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. A ação busca incentivar o descarte adequado dos materiais recicláveis, além de investir na produção agrícola da região, oferecendo alimentos frescos e de qualidade à população do município.
Na quarta-feira, dia 28, o Secretário de Agricultura de Abastecimento, Marcio Toniolo, participou da entrega dos kits de hortaliças e troca de materiais recicláveis no bairro Jardim Campo Alto. A ação arrecadou mais de 1.500 quilos de recicláveis e entregou cerca de 150 sacolas com produtos da região. “O Coleta Verde está expandindo e atendendo mais bairros, sempre oferecendo produtos de boa qualidade, produzidos na região. O programa melhora a alimentação da população, ao mesmo tempo que beneficia o meio ambiente pela grande arrecadação de recicláveis”, afirmou o secretário.
De acordo com os dados divulgados no último balanço da Secretária de Agricultura e Abastecimento – entre os dias 07 e 28 de março – foram trocados 29.889 quilos de materiais recicláveis, e 4.150 kits de hortaliças distribuídos à população. O investimento em produtos comprados de agricultores familiares do município de Colombo foi de R$ 35.399,50 – por meio da Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (COOACOL).
A ação funciona da seguinte maneira: a cada dez quilos de materiais recicláveis, o participante ganha um vale sacola, sendo permitido no máximo dois vales ao mês. Os produtos devem ainda ser entregues limpos e ensacados, no momento da entrega. Vale ressaltar que todo o material reciclável arrecadado durante o período das trocas é dividido de forma igualitária e conforme o cronograma das Associações de Catadores que já estejam cadastradas.
Atualmente o programa conta com onze associações participantes, são elas: 3R’s, localizada na Vila Zumbi; Amigas da Terra, localizada no Guaraituba; Céu Azul, localizada no Palmital; Limoeiro, localizada no Poço Negro; Nossa Senhora Aparecida, localizada no Atuba; RESOL, localizada no São Dimas; Ribeira, localizada no Capivari; Santa Tereza, localizada no Arruda; Vitória, localizada no Rio Verde; Emanoel, localizada no Rio Verde; São Dimas, localizada no São Dimas.