Márcia Ferreira defende engajamento dos vereadores na defesa da educação e do transporte público
A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB), em discurso, demonstrou indignação com a desintegração do transporte público da Rede Integrada de Transporte (RIT). “Essa é uma questão que precisa ser debatida com urgência. Há trinta anos houve uma grande mobilização para a integração metropolitana. Foi uma conquista do povo, de associações de moradores e outros diversos seguimentos da sociedade. Uma conquista que está sendo destruída. Defendo que esta Casa deva desenvolver esse debate com a sociedade e combater a desintegração. Tenho telefonado para a COMEC e para a URBS, buscando esclarecimentos, precisamos saber o impacto dessa desintegração para o município de Pinhais. Porém, sem sucesso, sem maiores explicações, sem um estudo aprofundado do impacto econômico. O Governo do Estado joga a culpa para a prefeitura de Curitiba e vice-versa. Mas a culpa não pode ser do povo, não é justo pagarmos essa conta”, pontuou.
Outro assunto colocado na tribuna pela parlamentar foi a greve dos professores e servidores públicos da rede estadual. Márcia parabenizou o movimento pela força e resistência. “O Paraná parou e deu um grande exemplo de mobilização e democracia. No dia 12, tive o prazer de participar de um dia emocionante, uma data histórica, onde o Povo do Paraná saiu vitorioso, o Presidente da Assembleia Legislativa foi obrigado a suspender a sessão e o Governador Beto Rica a pedir a retirada do “Pacotaço de Maldades” da pauta de votação da ALEP. Vamos todos os vereadores e vereadoras desta casa assinar a carta de apoio a luta dos professores e dos servidores públicos da rede estadual. Acredito na união da sociedade, na frente popular como uma poderosa ferramenta de conquista e manutenção dos nossos direitos. A participação popular foi fundamental na vitória do dia 12. Porém, o governo vem sinalizando estratégias para tentar aprovar as tais medidas, fracionando o “pacotaço”, mas ficaremos vigilantes, estaremos atentos na defesa da educação pública e de qualidade e dos interesses do Povo do Paraná”, enfatizou.
Músicos Locais
A vereadora agradeceu à Secretaria de Governo, o departamento de Comunicação e o Departamento de Cultura pela implementação, na prática, do projeto de Lei Nº 1527/14, de sua autoria, que busca a valorização dos artistas locais. “Agora os músicos de Pinhais terão espaço garantido nos shows promovidos ou patrocinados pela Prefeitura e irão se apresentar na abertura do show do aniversário de 23 anos de nossa cidade. Parabéns aos músicos da nossa cidade. Foram 26 bandas inscritas, um grande sucesso. Provando que Pinhais tem uma classe artística muito forte, talentosa e organizada. Agradeço ao Prefeito Luizão a Secretaria de Governo, o Departamento de Comunicação e o Diretor de Cultura, Laércio Sobral, pela colaboração neste projeto”, comemorou.
Vereador Airton Passarinho apoia carta aberta aos professores
O Vereador Airton Passarinho (PSC) disse na tribuna que apoia a sugestão do Vereador Dr. Philip de fazer uma carta aberta de apoio ao movimento dos professores do estado e demais categorias. “Dr. Philip acaba de assumir a cadeira e já entra somando. Apoio essa sugestão de escrevermos uma carta aberta” declarou.
Projeto de castração de animais
O Vereador também comentou sobre uma sugestão protocolada à Prefeitura no dia 20 de agosto de 2014, pedindo melhor atendimento nos serviços de castração de cães e gatos. “Trata-se de um projeto de co-participação com a comunidade. Pedi uma melhoria no serviço de castração. Até o momento, não temos obtido resposta. Gostaria de saber o motivo desse projeto não ter sido encaminhado para votação, ainda”, abordou.
Semana Antidrogas
Nas explicações pessoais, Passarinho estendeu seu apoio aos guardas municipais. “Estaremos juntos nessa reunião, logo após a sessão de hoje”, disse.
Também agradeceu à Secretaria da Administração. “Obrigado pelo atendimento ao meu gabinete. Em anos anteriores, elaboramos a Semana Antidrogas com grande força, envolvendo a participação de secretarias, pastorais, diversos setores. Não é só nossa essa causa. É de toda a comunidade. Gostaria de ver uma participação maior, nesse ano, dos vereadores e de toda a sociedade. Aliás, a Câmara-Mirim estará muito envolvida nesse projeto”, pontuou.
Ampliação do Posto do Detran
A ampliação do espaço de atendimento do Posto do Detran recebeu elogios do Vereador. “Agradeço à Prefeitura pelo atendimento. Uma pequena ampliação trouxe uma melhora nas condições do posto. Aliás, a Prefeitura sempre costuma nos atender. A única ressalva é sobre o projeto de castração dos animais. É um projeto de grande valia, pois os pedidos de castração são crescentes. Ficaria feliz se tivesse uma resposta da Prefeitura para a gente poder trazer para votação em plenário”, considerou.
Leonildo é a favor de uma melhor remuneração para a Guarda
O Vereador Leonildo Sandri (PRB) defendeu, na tribuna, uma melhor remuneração para a Guarda Municipal. “A Guarda faz um grande trabalho, um trabalho bastante arriscado. Merece ser bem remunerada. Aliás, a Guarda praticamente foi a responsável pela reeleição do Prefeito Luizão, e tem se destacado como a melhor da região Metropolitana”, ressaltou.
Pedidos de informação não atendidos
O parlamentar lamentou na tribuna o fato de não ter recebido respostas da Prefeitura sobre seus pedidos de informação. “Não sei o que está acontecendo. Não faço parte da base, deve ser por isso que não recebo respostas a meus pedidos de informação. Estou me sentindo inútil, por não receber essa consideração de ter meus pedidos atendidos. Mas não faço parte da base aliada do Prefeito. Costumo questionar muitas coisas junto à Prefeitura. Porém, vou continuar questionando, essa é minha função”, declarou.
Greve dos caminhoneiros
Leonildo também comentou sobre a greve dos caminhoneiros. “Hoje, o País parou. Essa greve dos caminheiros me preocupa e me assusta. Está afetando a agricultura, o abastecimento, os agricultores sofrendo perdas com alimentos. Enfim, a situação é grave e no próximo dia 15 está marcada em todo o País a passeata pedindo o impeachment da Presidente Dilma. Sou contra. Essas passeatas vão virar baderna. Mas, também, a Dilma pede ao presidente da Indonésia que seja liberado um traficante, pede até ao Papa, enquanto lutamos aqui contra as drogas. Por que ela não liga também para as famílias dos policiais mortos em combate ao tráfico de drogas? “, questionou.
Gilberto homenageia 83 anos de conquista do voto feminino
O Presidente da Câmara, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), homenageou na tribuna os 83 anos de conquista das mulheres pelo direito ao voto, comemorados nesta terça (24/02). “Presto aqui minha homenagem às mulheres por essa grande conquista. E vale lembrar que hoje 52% dos votos no País são representados pelas mulheres. Parabéns, mulheres”, congratulou.
Assinatura da carta aberta aos professores
O Vereador manifestou apoio ao movimento dos Servidores da Educação em greve no estado. Gilberto defendeu a assinatura da carta aberta proposta pelo Vereador Dr. Philip (PT) em nome dos vereadores de Pinhais, como manifesto em favor da categoria. “Também discordo de algumas decisões a nível federal, a exemplo do aumento nos preços dos combustíveis, da energia elétrica. Temos problemas estaduais e federais. Não queremos que Brasil retroceda. E estamos aqui para defender os interesses do povo”, colocou.
Horas-extras
Sobre o pagamento de horas-extras aos guardas municipais, o presidente da Casa esclareceu que, em nenhum momento, durante a sessão da semana anterior, disse que não apoiava esse pagamento. “Apenas fiz um esclarecimento sobre os motivos da indefinição pela Prefeitura. Estamos abertos a ouvir os guardas que hoje vieram aqui. A responsabilidade pela segurança pública não é da guarda. Mas nossos guardas têm feito um grande trabalho. Há receio, porém, de retaliação do Governo do Estado, que poderá retirar os PMs daqui e levá-los para Curitiba”, esclareceu.
Esclarecimento
Outro assunto colocado foi a polêmica exposta na tribuna, durante a sessão passada, em relação a um assessor de vereador que teria ofendido os professores e o Partido dos Trabalhadores nas redes sociais. O petista rebateu referindo-se às críticas do Vereador Ari Valdir (PSDC) feitas na tribuna durante a sessão desta terça. “O assessor do Vereador realmente foi muito ofensivo, usando, inclusive, palavrões. E ao contrário do que disse aqui na tribuna o Ari Valdir, não afirmei que o Vereador compactuava das mesmas opiniões que seu assessor, o Misselo. Apenas disse que esperava que o vereador não compactuasse da mesma opinião”, salientou.
Vereador Dr. Philip elogia coragem e resistência de professores em greve
O Vereador Dr. Philip (PT) comentou na tribuna sobre a greve dos caminhoneiros e dos professores, durante a sessão em plenário da Câmara, realizada na terça (24/02). “Essas greves estão tomando dimensões surpreendentes. A incompetência do Governo do Estado, que deixou afundar o caixa, é lamentável. Ao mesmo tempo, o Tribunal de Contas durante quatro anos não percebeu o furo se formando nesse caixa, concede auxílio-moradia para seus conselheiros de R$ 4 mil. Outro absurdo é o Vice-Governador ter contratado marqueteiro de R$2 milhões pra melhorar a imagem do Governo. Enfim, gostaria de expressar aqui minha admiração pelos professores, pela coragem e resistência desse movimento”, afirmou.
Carta aberta de apoio aos professores
O petista propôs o envio de uma carta aberta de apoio ao movimento dos professores. “Sugiro que, nós, vereadores desta Casa, apresentemos um manifesto de apoio aos professores. Não somente aos professores, mas a todos que estão fazendo manifestações, como os caminhoneiros, a polícia civil, a polícia militar, ao pessoal das universidades estaduais, também. Todas as categorias que estão reivindicando melhorias e direitos. Espero que todos os vereadores desta Casa assinem, apoiem as bandeiras de luta dessas categorias”, sugeriu.
Vereador Binga afirma que Prefeito Luizão deverá avaliar possibilidade de desconto no IPTU
O Vereador Binga (PPS), ao iniciar seu discurso, elogiou o trabalho competente do Capitão Medes, da Polícia Militar de Pinhais, presente na sessão. Continuando, destacou o requerimento feito por ele na Prefeitura, onde pede o desconto no IPTU em bairros com problemas de enchentes. “A Prefeitura vem fazendo um trabalho digno no combate às enchentes. Mas há municípios vizinhos que não fazem e os moradores daqui também sofrem as consequências. Acredito que uma alíquota menor poderia ser aplicada a esses moradores. Eles estão com dificuldades para vender e locar seus imóveis. O Prefeito me falou que analisará com cautela essa questão”, informou.
Pedidos de informação votados em plenário
Binga defendeu a necessidade de a Câmara passar a votar em plenário os pedidos de informação ao Prefeito. “Para o próximo prefeito, é importante que tenhamos de votar os pedidos de informação, tendo em vista que a Câmara é um órgão fiscalizador do Poder Executivo. Será uma mudança muito importante para esta Casa”, defendeu.
Valorização dos professores
Binga defendeu a luta dos professores do estado. “Não há como ignorar a luta dos professores. Sempre quando alguém se coloca contra a valorização dos professores, está se colocando contra si próprio, contra toda a sociedade. É uma categoria de extrema importância na formação das pessoas”, defendeu.
Fim da reeleição
Nas explicações pessoais, o parlamentar defendeu o fim da reeleição para o Poder Executivo. “Todos esses problemas no governo do estado, estão claros para quem quiser pensar mais a frente. Reeleição no Poder Executivo só costuma resultar nesses problemas durante o segundo mandato’, analisou.
Joãozinho afirma que PSB deverá lançar candidato próprio a Prefeito
O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) contou na tribuna sobre a reunião realizada pelo seu partido na segunda-feira (23/02), numa churrascaria do município, que contou com a presença de mais de 100 pessoas. “Ontem, fizemos mais de doze fichas de novos filiados. Também lançamos o nome de nosso pré-candidato a prefeito, o Joselito, proprietário do Supermercado JS. O Vereador Demétrio também compareceu e se apresentou como pré-candidato a prefeito, sendo muito aplaudido pelo pessoal do PP”, revelou.
Crescimento do PSB
Nas explicações pessoais, o parlamentar continuou discursando sobre o crescimento do PSB. “O PSB coloca à disposição um contador e um advogado para os candidatos. E um partido que tem crescido muito, e que dá suporte aos candidatos. Enfim, estamos com ótimas perspectivas para as eleições 2016”, contou.
Silvio Star revela otimismo quanto a pagamento de horas-extras aos Guardas
O Vereador Silvio Star (PPS) abriu seu discursos falando sobre o projeto de lei aprovado pela Casa e que passaria a entrar em vigor em 18 de fevereiro, sobre o pagamento de horas-extras para a Guarda Municipal. “Houve rumores de que a Prefeitura publicaria uma portaria cancelando o pagamento de horas-extras. Essa portaria terminou por não ser publicada. Vejo com muita alegria, pois os guardas estavam contando em fazer essas horas-extras. Mas essa situação deixa os guardas na expectativa. O Prefeito se manifestou. Diante dessa indefinição, peço aos vereadores para ouvirmos, hoje, os guardas que aqui vieram para a reunião, para conversarmos sobre suas reivindicações”, pediu.
Silvio acrescentou que é preciso que os guardas municipais tenham condições de melhorarem seus salários. “Com melhores salários, podermos evitar muitas baixas no efetivo, o que geraria um custo para o município, depois de ter gasto com concursos, treinamento. Enfim, seria um investimento perdido”, colocou.
Solidariedade aos
professores e
caminhoneiros
O Vereador, afirmou, ainda que se solidariza com o movimento dos professores grevistas e que apoia a carta aberta dos vereadores da Casa. “Solidarizo-me com os professores, mas gostaria de enfatizar minha solidariedade aos caminhoneiros em greve. Eles movimentam a economia do País e estão sendo penalizados com o aumento do óleo diesel e da gasolina. Também protestam contra o alto custo do pedágio, principalmente nas estradas federais. No nosso estado, com economia baseada na agricultura , é preocupante. É muito ruim para o Paraná essa greve”, lamentou.
Orçamento de
R$ 300 milhões
Quanto às horas-extras da Guarda Municipal, Silvio disse acreditar na possibilidade desse pagamento ser viabilizado. “Podemos resolver o problema da Guarda. Quando falei, disse com convicção. O município conta com uma previsão orçamentária de R$ 300 milhões para esse ano. Houve um incremento de R$ 50 milhões em recursos, em relação ao ano passado. Acredito que será possível pagar as horas-extras aos guardas”, avaliou.
Bolsa-Creche
Os Vereadores Binga (PPS) e Leonildo Sandri (PRB) foram parabenizados por Silvio. Binga, pelo pedido de desconto no IPTU para áreas alagadas e, Sandri, pelo Bolsa-Creche. “O Bolsa- Creche é muito oportuno. Há uma grande demanda por vagas nas creches que não está sendo suprida”, considerou.
O Vereador ainda mencionou na tribuna a questão da alta nos preços do óleo diesel, que estaria sendo uma das causas da greve dos caminhoneiros, bem como encarecendo o transporte coletivo urbano. “A alta do diesel, autorizada pelo Governo Federal, tem grande parcela de influência nesses dois problemas”, observou.
Demétrio defende horas-extras para a Guarda Municipal
O Vereador Demétrio Tonon (PP) manifestou apoio ao movimento dos professores e caminhoneiros em greve, bem como ao pagamento das horas-extras aos guardas municipais. “Como não sou deputado estadual, ressalto que é preciso focar na questão dos guardas, já que nada podemos fazer em favor dos professores e dos caminhoneiros, de concreto, por não fazer parte da nossa esfera de atuação. Mas, para a Guarda, podemos. Conversei com alguns guardas, quando foi levada a questão da saúde dos mesmos. Não é bem o que foi dito aqui. A decisão de pagar horas-extras foi feita após consulta prévia com os guardas. Não creio que seja para garantir a saúde dos guardas que o pagamento não tenha sido liberado”, destacou.
Em relação à preservação da saúde dos guardas, Demétrio considerou que muito mais prejudicial seria a redução dos vencimentos sem realização de horas-extras. “Se o guarda está ganhando R$ 3 mil e passa a ganhar R$ 1.700, aí, sim, terá sua saúde afetada. O guarda é a pessoa que toma conta de seu filho na saída da escola. Tem de ser valorizado. Podemos falar dos professores do estado e manifestar apoio a eles. Mas, aos guardas, não devemos apenas apoio, temos de resolver essa questão, que é do município. Alguns colegas afirmaram na Sessão anterior que a portaria que suspende a realização de Horas Extras não saiu. Isto pouco interessa, pois de fato a ordem de suspender as Horas Extras já esta vigorando, e os prejudicados são os Guarda Municipais. O que queremos? Menos guardas bem remunerados ou 85 guardas mal remunerados, sem motivação para trabalhar?”, questionou.
Osvaldo parabeniza competência do Mutirão da Limpeza
O Vereador Osvaldo da Igreja (PT) parabenizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela prontidão e rapidez no exercício da função. “O trabalho do Mutirão da Limpeza nos bairros tem sido muito competente. Envolve também uma conscientização da população para a não jogar lixo nos rios, parques, praças e ruas. E a Secretaria envia um caminhão, que muito de maneira eficaz, recolhe tudo. A Secretaria merece elogios por fazer um trabalho de muita competência”, afirmou.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade 2015, da Igreja Católica foi destacada pelo petista. “O tema deste ano é o trabalho voluntário dentro da afirmação: ‘Vim para servir’. É um movimento que será iniciado pelas igrejas, de grande importância, visando a ajudar ao próximo”, salientou.
Greve prejudica alunos e transporte escolar
O Vereador demonstrou preocupação com a greve dos professores da rede estadual. “A carreira de magistério exige vocação. É um desafio, tem de se gostar de dar aula. Essa greve está afetando os alunos, e atingindo até o transporte escolar, que deixa de ganhar seus rendimentos pela falta de trabalho. Aliás, parece que o Brasil vai quase parar, com essa greve dos caminhoneiros, também. É preciso tomar uma decisão. Está faltando cobrança por soluções”, disse.
Semana Municipal Antidrogas
Concluindo o discurso, lembrou a todos do início da organização para a realização da Semana Municipal Antidrogas. “ No próximo dia 27, as secretarias do município, junto com o Comad, começam a organizar a Semana Municipal Antidrogas”, lembrou.
Vereadora Jane Carteira pede mais Segurança para o Bairro Vargem Grande
Nesta última semana, a Vereadora Jane disse ter recebido algumas reclamações de moradores do bairro Vargem Grande, os quais alertaram sobre roubos que vêm acontecendo com frequência em alguns comércios e casas. “Estou preocupada com a segurança, não só da Vargem Grande como dos outros bairros da nossa cidade. Porém, essa semana ocorreram alguns fatos no Vargem Grande que me chamaram a atenção, como o fato de ladrões terem trancado pessoas dentro de uma casa e levarem tudo o que havia lá. Fiquei sabendo de três casos muito parecidos. Gostaria de pedir um reforço nas rondas da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Sei que já realizam um ótimo trabalho, mas gostaria que acompanhassem mais de perto essas situações que ocorreram no bairro Vargem Grande, segundo os moradores que me procuraram’’, disse.
A Vereadora disse ainda que, essa semana, irá encaminhar ofícios para Guarda pedindo mais rondas intensivas no bairro. “Quero agradecer aos moradores que me procuraram. Essa semana encaminharei ofícios pra Guarda, pedindo que dê uma atenção especial para o Bairro Vargem Grande. Deixo meu gabinete de portas abertas para os moradores de Pinhais. Estou a disposição de todos os munícipes”, afirmou Jane.
Agradecimentos
“Quero agradecer aos moradores do bairro Weissopolis, que me receberam em suas casas nessa última semana. Tenho um carinho especial pelo bairro e fico contente aos ver as pessoas daquele lugar me procurando, buscando melhorias. Vamos lutar juntos, e só assim conseguiremos alguma coisa”, garantiu a vereadora.
Agradecimentos II
“Agradeço ainda ao prefeito por atender os meus pedidos. Há tempos venho pedindo a implantação de calçadas e ciclovias no Vargem Grande, para que as pessoas pudessem andar com mais segurança no bairro. Esse semana acompanhei as obras de implantação dessas calçadas e ciclovias, e já estamos na fase final em algumas ruas”, comemorou a parlamentar.
A pedido do Vereador Tavinho,
novas turmas de maternal serão abertas no CMEI Monteiro Lobato
Atendendo a solicitação das mães da comunidade da Vila União, que têm dificuldades em conseguir vagas no maternal para filhos, o Vereador Tavinho encaminhou o ofício nº024/2014, solicitando a implantação de maternal 1 e 2 no CMEI Monteiro Lobato, para atender a demanda na região.
Agora no mês de Fevereiro, foi confirmado o atendimento desta solicitação pela Secretária Municipal de Educação. De acordo com um parecer, enviado pela secretaria após análise e estudos de possibilidades realizadas com a equipe técnica, nos informaram que foi possível contemplar no planejamento para este ano de 2015 a abertura de turma de maternal 2, possibilitando a abertura de vagas para atendimento de 24 crianças desta faixa etária no CMEI Monteiro Lobato.
Outra informação importante dada pela secretaria é a ampliação do CMEI Monteiro Lobato. No momento, o terreno ao lado do prédio está em fase de regularização e posteriormente será realizado projeto de ampliação do prédio da unidade de ensino, estendendo assim a ampliação de vagas e atendimento aos alunos e pais do maternal 1.
Para o vereador, a confirmação da abertura de novas turmas do maternal é positiva e trará muitos benefícios às mães do local. “A confirmação da Secretaria de Educação é muito importante, pois irá ajudar e muito as mães que têm crianças pequenas a deixar seus filhos nas creches, abrindo vagas para o maternal 2. A ampliação do CMEI Monteiro Lobato irá melhorar a estrutura e, assim, teremos vagas ampliadas para os alunos do maternal 1”, destacou o vereador Tavinho.
Melhoria no trânsito na Vargem Grande
Outra solicitação do Vereador Tavinho foi a sinalização com a faixa de proibido estacionar na Rua Henrique Coelho Neto, entre as Ruas Machado de Assis até a Rua Manoel Bandeira, no bairro Vargem Grande. A medida visa atender as empresas instaladas no local, já que as mesmas têm dificuldades de carregar ou descarregar mercadorias. Como antes era permitido estacionar nos dois lados da rua, a manobra de carros e principalmente caminhões era impossível.