Até o momento, foram comprados dois drones de última geração. Já está em processo licitatório a aquisição de outros três aparelhos
Pinhais novamente sai na frente ao investir na compra de veículos aéreos não tripulados com captura de imagem, o drone, para atuarem no combate à violência, na fiscalização do meio ambiente e nos trabalhos realizados pela Defesa Civil. A utilização dessa tecnologia pela administração pública traz mais agilidade e economia aos cofres públicos ao otimizar resultados.
No momento, a Prefeitura de Pinhais comprou dois drones de última geração, com captação de imagens em alta definição. Um deles foi adquirido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ajudará na fiscalização de áreas em que a equipe da Prefeitura não tem acesso, garantindo segurança à equipe técnica. Com este equipamento também será possível verificar irregularidades em terrenos baldios, manter a manutenção nos bosques e parques da cidade, além de atender denúncias realizadas pela população.
O outro drone, adquirido pela Secretaria de Governo, será compartilhado pela Defesa Civil e Guarda Municipal. “Esta tecnologia é uma grande ferramenta nas ações ostensivas e de prevenção destes setores. Na Guarda utilizaremos o equipamento na segurança nos locais onde as equipes não conseguem chegar”, explica o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Junior.
“Outra forma da utilização do drone será nas blitze que realizamos com o nosso módulo móvel, oportunidade em que trabalhamos com equipe motorizada, estes realizam as abordagens quando necessárias”, acrescenta Selbach. Já na Defesa Civil, o equipamento será muito útil no monitoramento da cidade e nas regiões de riscos que possam ser afetadas por eventuais tempestades.
Treinamento
Além da compra dos drones, para melhor utilizar esses equipamentos, a Prefeitura de Pinhais realizou recentemente o treinamento e a capacitação de servidores públicos. Ao longo do ano outros profissionais serão capacitados para utilizarem o equipamento.