Prefeituras vão discutir desafios da inovação no Smart City Curitiba

Prefeituras vão discutir desafios da inovação no Smart City Curitiba

 

O Fórum Inova Cidades, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), irá se reunir no Smart City Expo Curitiba 2019, nos dias 21 e 22 de março, para discutir os desafios para a inovação nos municípios do país.

Criado na segunda-feira (18/2), no 1° Encontro InovaCidades, em São Paulo, o fórum tem como representante da capital a presidente da Agência Curitiba de Inovação, Cris Alessi. “O fórum é fundamental para criar o espaço de debate, fortalecer agenda e os laços e trabalhar juntos na mesma direção”, avalia Cris, que comanda o órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo da cidade.

Na capital paulista, Cris apresentou as iniciativas desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento do município e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação de Curitiba. Ela explicou que a cidade busca cada vez mais apoiar os empreendedores que apostam em inovações que sejam compartilhadas dentro de um processo social.

Iniciativas que vem melhorando o dia a dia da população, como o aplicativo Saúde Já, que permite ao usuário do posto de saúde agendar consulta pelo celular; e os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D, foram detalhados pela presidente da Agência Curitiba.

Cris destacou ainda a importância do Fórum Inova Cidades estar presente na edição 2019 do Smart City Expo Curitiba. “Maior evento de cidades inteligentes do mundo, congresso internacional que irá reunir especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. Será uma oportunidade única para os representantes do fórum conhecer de perto as melhores práticas de governaça e soluções que estão mudando as vidas de pessoas ao redor do planeta”, justificou a presidente da Agência Curitiba.

Fórum

Com a proposta de promover a integração e compartilhamento de experiências entre as cidades integrantes da FNP, o 1° Encontro InovaCidades debateu a relevância da liderança, do planejamento e da execução para implantação de uma nova visão de gestão pública integrada, transparente e aberta. “Inovar em gestão não é só implantar um aplicativo ou trazer tecnologia, é preciso fomentar e interagir com o ecossistema local de inovação e fazer um governo com foco no resultado para o cidadão”, avalia Rodrigo Barros, secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos (SP), que foi eleito presidente do Fórum Inova Cidades.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress