Na volta do Legislativo, Greca faz balanço de dois anos de gestão

Na volta do Legislativo, Greca faz balanço de dois anos de gestão

curitiba01

 

Na reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal, na segunda-feira (4/2), na Câmara de Vereadores, o Prefeito Rafael Greca fez um balanço dos dois anos de gestão e anunciou avanços nas áreas do transporte, ciclomobilidade, saúde, meio ambiente e atendimento à população.

O prefeito destacou os bons resultados do Plano de Recuperação de Curitiba, aprovado com o apoio da Câmara Municipal, então sob o comando do vereador Serginho do Posto. Também parabenizou a nova mesa diretora da Casa, que tem na presidência o vereador Sabino Picolo. “Temos certeza da mesma identidade de propósitos com esta nova mesa diretora, liderada pela experiência do vereador Sabino Picolo”, disse Greca.

O líder do governo na Câmara, vereador Pier Petruzziello, também parabenizou a nova mesa diretora e reforçou as ações da Prefeitura pelo desenvolvimento da cidade.

Segundo o novo presidente da Câmara Municipal, Curitiba tem melhorado a olhos vistos nesta gestão. “As pessoas estão vendo que a cidade mudou, com as ações de revitalização e o cumprimento do plano de obras”, disse Picolo. De acordo com o chefe do legislativo municipal, sua gestão será pautada pelo viés suprapartidário e por ações de compromisso com a cidade.
“Assumimos com a proposta de ter os 38 vereadores trabalhando por Curitiba e para o povo curitibano, independentemente das cores partidárias.”

Futuro

Entre os avanços para a cidade, o prefeito destacou que, nos próximos meses, Curitiba deverá contar com uma nova linha de transporte integrado no eixo da Linha Verde, na ligação entre as estações Fanny e Fagundes Varela, para o transporte de 4,2 mil passageiros/dia. “Será uma nova oferta de transporte coletivo. Um embrião de uma futura ligação pelo eixo de transporte metropolitano Fazenda Rio Grande a Colombo e São José dos Pinhais ao Alto Boqueirão”, afirmou Greca.

Além disso, a frota será ampliada na semana que vem com 40 novos ônibus. Até agora foram comprados 249 ônibus, dos quais 117 estão em circulação.

Outra melhoria na área da mobilidade é o Plano de Estrutura Cicloviária, que deverá ampliar a malha voltada à ciclomobilidade na cidade, quase dobrando a existente. “Nosso Plano de Estrutura Cicloviária será apresentado ao Conselho da Cidade Curitiba. Devemos chegar a 200 novos quilômetros de vias para bicicletas com novas ligações, além das ações de manutenção e revitalização da malha existente”, disse.

Com o plano implantado, haverá estruturas cicloviárias em 8,5% da malha viária de Curitiba que tem 4.800 km de extensão. O Plano de Estrutura Cicloviária, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), será apresentado ao Conselho da Cidade (Concitiba) na primeira reunião ordinária de 2019, prevista para a segunda semana de março.

Avanços

Greca ressaltou os avanços na área de saúde durante a gestão. A UPA CIC, por exemplo, foi reaberta com um novo modelo de gestão, que propiciou uma economia mensal de quase R$ 500 mil ao município, e com a qualidade dos serviços aprovada pela população. Para o mês de março, a Prefeitura fará a entrega da revitalização da UPA Pinheirinho, que passou por ampla reforma.

Para aproximar ainda mais os serviços públicos municipais da população, a Prefeitura também está trabalhando na atualização tecnológica e dos processos da Central 156 e no desenvolvimento do 156 Mobile, um aplicativo pelo qual os cidadãos poderão fazer solicitações e buscar informações da Prefeitura.

Ainda no mês de aniversário da cidade, Curitiba será sede de um evento dos Ministros de Relações Exteriores dos países que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) que farão aqui reunião preparatória de um encontro a ser realizado em Brasília neste ano. Em 21 e 22 de março, no Parque Barigui, acontecerá a segunda edição do Congresso Mundial de SmartCities. Como parte do evento, haverá a Feira de Inovação, na Rua XV de Novembro, nos dias 27,28 e 29 de março.

Ainda na área da tecnologia, a Prefeitura irá abrir um FabLab na Rua de Cidadania do Cajuru. Já está em funcionamento à disposição da rede de ensino municipal, o laboratório pedagógico Google, no edifício Delta.

O prefeito ressaltou também a continuidade nas ações de manutenção da cidade, o andamento do plano de pavimentação e a busca de parcerias com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Governo do Estado para a implantação do projeto do Bairro Novo da Caximba, de recuperação socioambiental de uma extensa área ocupada no extremo sul da cidade, no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui.

Presenças

Na reabertura dos trabalhos do legislativo, o prefeito foi acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o secretário-chefe de Gabinete, João Alfredo Costa Filho; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.

Participaram também os secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi; da Comunicação, Israel Reinstein; da Educação, Maria Sílvia Bacila; e do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e da Fundação de Ação Social; Elenice Malzoni; os presidentes da Cohab, Pedro Lupion Neto; do Imap, Alexandre Matschinske; e da Urbs, Ogeny Maia Neto. E os administradores regionais da Matriz, Dirceu de Mattos; do Boqueirão, Ricardo Dias; do Bairro Novo, Fernando Bonfim, e da CIC, Raphael keiji Assahida.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress