Turismo requer infraestrutura moderna, diz Ratinho Júnior

Turismo requer infraestrutura moderna, diz Ratinho Júnior

ratinho02

 

Como um mantra, repetido várias vezes durante a campanha e na posse, o Governador do Paraná reafirmou que o turismo terá um olhar especial da atual administração.

Em evento alusivo aos 80 anos do Parque Nacional de Foz de Iguaçu, realizado na última quinta-feira, dia 10, o Governador do Paraná ressaltou que a imponente atração turística do estado reforça a ideia de que é possível fazer do turismo uma grande fonte de renda, sem interferir no meio ambiente. Na oportunidade, Carlos Massa Ratinho Júnior afirmou que a meta é criar uma infraestrutura turística moderna para atrair e receber os visitantes. “Não tem lógica contar com tantas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, Ilha do Mel, cachoeiras de Prudentópolis e as ilhas da baía de Paranaguá, por exemplo, e não possuir uma infraestrutura adequada para receber os turistas”, frisou o Governador.

Consciencia ambiental

Durante o evento, o Governador ressaltou que todo o projeto de infraestrutura turística, que visa a geração de emprego e renda para a população, e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico do estado, será feito dentro de uma consciencia ambiental. “O Parque Nacional do Iguaçu é a prova máxima de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental”, comemorou Ratinho Júnior, destacando ainda a importância de Foz do Iguaçu. “Foz é a segunda cidade do Brasil mais visitada por estrangeiros. Sendo assim, não faz sentido a falta de um aeroporto que comporte voos internacionais, ou uma rodovia moderna com pistas duplas. Com certeza, esses assuntos serão prioridades no nosso governo”, afirmou.

Apoio de Jair Bolsonaro

Presente à comemoração dos 80 anos do Parque Nacional, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ressaltou que o Governo do Paraná tem uma proposta moderna e viável para a área ambiental, e que receberá todo apoio da esfera federal. “Estamos criando uma agenda positiva em parceria com o Paraná, apoiada na sua totalidade pelo Presidente Jair Bolsonaro. “O foco é a liberação de recursos para investimentos em turismo, conservação e licenciamentos ambientais, fundados em questões comprovadamente tecnicas, sem ideologias e explicações dogmáticas”, explicou o Ministro.

O Ministro informou ainda que trabalhará em parceria com o Governo do Estado para solucionar alguns impasses, como a construção do Porto de Pontal do Paraná, que há anos vem sendo discutida. Além disso, segundo Salles, o Governo Federal dará apoio em questões de melhoria da qualidade de água, repovoamento de peixes e programas de educação ambiental.

Novas ações

Ratinho Junior também anunciou o lançamento, nos próximos meses, de dois programas com foco no turismo. Um para incentivar os paranaenses a viajarem pelo Estado, e outro para trazer pessoas do mundo todo para conhecer os pontos turísticos do Paraná. “Vamos alavancar o turismo no meio ambiente de forma consciente. Queremos mostrar que o Paraná é o estado que melhor cuida da natureza e o que mais cresce”, disse o secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes.

Reserva ecológica

Considerada uma das mais belas reservas ecológicas do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, comemora 80 anos com conquistas no âmbito turístico e ambiental e impacto na economia da região. A população de onça-pintada, animal símbolo do parque, por exemplo, cresceu cerca de 70% nos últimos anos. Já a visitação turística atingiu em 2018 sua melhor marca de todos os tempos: cerca de 1,9 milhão de visitantes.

Mata Atlântica

Além de abrigar as Cataratas, o Parque conserva área de Mata Atlântica com grande diversidade de flora e fauna. Vivem na unidade cerca de 350 espécies de aves, 250 de borboletas e 50 de mamíferos – algumas das quais ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o papagaio-de-peito-roxo. “Conseguimos potencializar os ganhos ambientais e melhorar a qualidade dos nossos serviços aos visitantes, sempre com apoio do Governo do Estado”, destacou o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston.

PRESENÇAS

Além das autoridades já citadas, participaram da solenidade o Chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, José Truda Palazzo Junior; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Adalberto Eberhard; o presidente da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, e o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress