No município, são atendidos mais de 200 alunos por ano com acesso aos laboratórios de informática, bibliotecas e atividades culturais que complementam as ações pedagógicas
Histórias de superação e de muita dedicação se entrelaçam em um momento de emoção e finalização de uma importante etapa na vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na segunda-feira, dia 10, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou mais uma formatura desta modalidade de ensino, ofertada nas escolas municipais Escola Municipal Antonio Andrade, Dona Maria Chalcoski, Marins de Souza Santos e Professora Thereza Correa Machado.
A EJA tem o propósito de reduzir o índice de analfabetismo no município, e atende com prioridade, pais de alunos e outras pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais.
Reconhecido como território livre do analfabetismo, Pinhais entende a EJA como uma oportunidade concreta de preparação para melhor enfrentar a competitividade no mercado de trabalho e o exercício pleno e consciente da cidadania. No município, são atendidos mais de 200 alunos por ano, com acesso aos laboratórios de informática, bibliotecas e atividades culturais que complementam as ações pedagógicas.
Uma das grandes incentivadoras e coordenadora da EJA Pinhais, Solange do Rocio Penna, fala sobre a emoção deste momento. “A pouco eu falava com a secretária Andrea que esta é a formatura mais emocionante que realizamos, e de fato é. Escolhemos uma música para homenageá-los que fala de vida, superação do medo, da dor, pois com certeza vocês passaram pela dúvida, o receio de voltar a estudar depois de tanto tempo. Todos aqui provaram que vão aonde quiserem, vocês são capazes, e nos mostram que todos nós podemos sonhar e realizar”, declarou.
A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, mencionou que a EJA representa uma das ações importantes da área da educação. “Todos os envolvidos nesta iniciativa estão de parabéns. Pinhais tem registrado muitas conquistas importantes na área da educação, como o mais recente resultado do Ideb, e a EJA representa uma preocupação constante com as pessoas que porventura não conseguiram concluir os estudos. É motivo de muito orgulho e emoção acompanhar este momento, e isso prova que todos devem ter acesso a um ensino de qualidade”, destacou a vice-prefeita.
A secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini, destacou a importância da família neste processo. “A presença dos familiares é fundamental, esse apoio e parceria, pois não é uma tarefa fácil chegar até aqui. A união de esforços entre os profissionais e os alunos é o que gera o sucesso da EJA. Vocês são um grande exemplo de superação, é uma emoção muito grande participar desta formatura, porque sabemos quantos obstáculos venceram para estarem aqui hoje”, destacou a secretária.