No sábado, 1º de dezembro, o Departamento de Agricultura e Abastecimento, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou atividade com a temática da Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional, no contexto do Programa de Agricultura Urbana, com ênfase no Projeto “Horta no Quintal de Casa” e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
Participaram do encontro um grupo de 14 pessoas de Curitiba, Pinhais, Campo Magro, e Campo Largo que cultivam o hábito da alimentação saudável com base na alimentação vegetariana. Também demonstraram interesse em conhecer e compartilhar informações sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Pinhais na área de Agricultura Urbana, com olhar para as ações do Projeto da Horta no Quintal de Casa, bem como a inserção das PANCs na culinária.
Como parte da programação, o grupo visitou a propriedade de Maurilio e Maria de Mello, que participam do Projeto “Horta no Quintal de Casa”, momento em que puderam conhecer o trabalho desenvolvido em uma pequena área, bem como o uso de recipientes (caixas, baldes, vasos, canos) para o plantio e produção de hortaliças, plantas condimentares e plantas medicinais. Na oportunidade, também compartilharam informações sobre o manejo e preparo de espaços para esse trabalho como um desafio, em especial, para as pessoas que moram em apartamentos.
Na ocasião da visita, algumas pessoas puderam adquirir produtos produzidos na horta da família Mello, o que demonstra a importância do uso de locais no quintal de casa, que além de resultar em um comida in natura, saudável, colhida na hora, permite também gerar uma renda extra para a família, considerando que a orientação do trabalho no contexto do Projeto “Horta no Quintal de Casa” é a produção sem o uso de adubos químicos e sem o uso de agrotóxicos.
Serviço
Para saber mais sobre o Projeto “Horta no Quintal de Casa” entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Abastecimento pelo telefone 3912-5089 ou ainda pelo e-mail: agricultura@pinhais.pr.gov.br.