O novo espaço de lazer e esportes da cidade, referência também em diversidade ambiental – onde fauna e flora apresentam um espetáculo exuberante, será inaugurado às 10 horas pela prefeita Marli Paulino
Pinhais vai ganhar um dos maiores e mais bonitos parques da região, o Parque das Águas. O novo espaço de lazer e esportes da cidade é referência também em diversidade ambiental, já que destaca-se pela preservação -, onde fauna e flora se unem para presentear os visitantes com um espetáculo exuberante.
Quem for até o local encontrará uma grande estrutura, resultado de um intenso trabalho realizado pelos colaboradores de diversas Secretarias Municipais, especialmente das Secretarias de Obras Públicas e de Meio Ambiente. O Parque conta com pistas de caminhada e ciclovias; sanitários; pontes, bancos, pergolados e portal em madeira; mirante; praças temáticas; bicicletário; academia ao ar livre; parquinho. O setor de alimentação contará com food trucks, na área externa, e ambulantes, na área interna. Além do estacionamento interno, o Parque das Águas também contará com uma área alternativa para parada de veículos ao lado da praça de alimentação.
A iluminação do local também foi pensada de maneira sustentável. Foram dispostos 400 postes de LED Solar, que são uma boa alternativa com relação ao custo benefício, pois funcionam de forma autônoma e são alimentados pela energia fornecida pelo sol. Além de reduzir os custos com energia, também tem alta capacidade de iluminação. E por conta da durabilidade do material há também economia na manutenção.
Fauna e Flora
Com uma rica diversidade ambiental, no Parque das Águas é possível encontrar algumas espécies de árvores nativas (Araucária (Pinheiro-do-paraná); Açoita-cavalo; Aroeira-vermelha; Ipê-roxo; Ipê-amarelo; Juvevê; Vacum; Carobinha; Canela; Cedrinho Bravo; Dedaleiro; Pessegueiro-bravo; Guabiroba; Jabuticaba; Ingá; Araçá; Cereja-do-mato; Pitanga; Paineira; Palmeira Jerivá; Pata-de-vaca; Cássia; Quaresmeira) e exóticas (Eucalipto; Pinheiro-chinês; Eucalipto; Ponkan; Laranja; Limão; Ameixa-amarela; Acerola; Abacate).
A fauna também é rica em diversas espécies de peixes (Bagre; Traíra; Lambari; Tilápia; Carpa; Morenita), além de outros animais como Biguá; Gavião Carcará; Capivara; Garça; Sabiá; Andorinha; Tesourinha; Pato D’água; Mussum; Quero-Quero; Lontra; Lagarto Teiú; Esquilo Serelépe; Marreco Selvagem; Saracura; Bem-Te-Vi; Sanhaçú; Anú Branco; Anú Preto; Tisiu; Tico-Tico; Beija-Flor; Tatu; Gambá.
Acesso
Devido ao amplo espaço, a expectativa é de que o Parque receba grande circulação de pessoas, entre visitantes locais e também de outros municípios. A rotatória instalada na entrada da Estrada Ecológica possibilitará um acesso tranquilo ao Parque e às áreas próximas, facilitando o trânsito no local. Outro ponto positivo é que o acesso ao Parque das Águas será facilitado com as obras de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel, conduzidas pelo Governo do Estado.
Ônibus que param no Parque das Águas de Pinhais:
– Linha Parque das Águas – Saída do Terminal de Pinhais;
– Linha Planta Karla – Trajeto Capoeira Grande – Saída do Terminal de Pinhais para Planta Karla;
– Linha Curitiba/Piraquara – Saída do Terminal de Piraquara e da Praça Santos Andrade;
– Linha Guarituba – Saída do Terminal de Pinhais e do Bairro Guarituba de Piraquara;
– Linha Vila Macedo – Saída do Terminal de Pinhais e da Vila Macedo de Piraquara;
– Linha Jd. Santa Mônica – Saída do Terminal de Pinhais e do Jardim Santa Mônica em Piraquara;
– Linha Jd. Bela Vista – Saída do Terminal de Pinhais e do Jardim Bela Vista em Piraquara.
Serviço
A inauguração do Parque das Águas será no dia 24 de novembro, às 10h. Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica.