A Secretaria de Obras Públicas está ampliando a rede de distribuição de energia elétrica na cidade, tornando espaços antes escuros à noite, mais seguros para pedestres e motoristas. Nesta etapa serão implantados 15.686 metros de rede de iluminação pública em 53 bairros de Curitiba. Na sexta-feira (10/8), a equipe contratada fez o serviço numa extensão de 140 metros na Rua Grã Nicco, no Mossunguê, uma das 183 ruas que serão atendidas.
Na Rua Grã Nicco foi instalado um poste, cabos elétricos e luminárias. São seis novos pontos com luminárias de alto rendimento de vapor de sódio, de 150 watts cada.
“Esta é a primeira etapa de extensão de rede de 15 quilômetros em 2018 e serão expandidos mais 15 quilômetros até 2020”, explicou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.
Para garantir a expansão da rede, a Prefeitura de Curitiba investe R$ 739,5 mil, recurso que vem da contribuição de iluminação pública que todos pagam para manter e melhorar o sistema da cidade.
O dimensionamento para cada uma das ruas que serão atendidas varia conforme a extensão de cada uma. Em todas elas, o serviço executado precisa ser aprovado pela Copel e pela Secretaria de Obras Públicas.
Pedidos feitos pela população
As ruas que serão atendidas nesta etapa foram avaliadas tecnicamente, com base nos pedidos que a Prefeitura recebe da população pelo telefone 156, nas Administrações Regionais e nas audiências do Fala Curitiba.
O cronograma de serviços é definido junto com a Copel. Os trabalhos começaram no dia 31 de julho e ao todo serão instalados 453 novos pontos de iluminação até janeiro.
Tony Malheiros explica ainda que o projeto para cada uma das ruas foi desenvolvido pelo departamento da Secretaria de Obras Públicas e teve aprovação da Copel, concessionária do serviço que tem como padrão normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).